Falece o criador do esbofeteador técnico de montanhistas

Todas as semanas, mais precisamente às sexta-feiras, a Revista Blog de Escalada publica charges em um espaço dedicado ao humor. Temos o orgulho de ser o único veículo outdoor da América Latina, que abre espaço para cartunistas e desenhistas expressar suas opiniões a respeito do universo de montanha.

Todas as charges publicadas, desde meados 2013, foram feitas exclusivamente para o site. Os autores internacionais cederam gentilmente a charge para ser devidamente traduzida respeitando cada exigência do desenhista. Polêmicas ou não, respeitamos o trabalho de cada artista mantendo o seu trabalho no ar, independente do que seja.

Entretanto, excepcionalmente hoje, este espaço de humor está de luto.

O motivo é que o grande chargista espanhol Antonio Fraguas de Pablo, mais conhecido como Forges, faleceu esta semana. É dele uma das mais icônicas charges sobre montanhistas feitas até hoje, que reproduzimos abaixo para homenageá-lo.

A charge acima, apesar de não ser feita por um montanhista, resume perfeitamente o espírito do esporte.

O cartunista faleceu vítima de um câncer de pâncreas e tinha 76 anos. Forges era um dos principais cartunistas do jornal El País, local onde trabalhou os últimos 23 anos.

Criou personagens inesquecíveis como o casal Concha e Mariano, Romerales e seus obstinados náufragos. Foi um inventor de vocabulário próprio como “muslamen” (algo como homem coxa) ou “bocata” (um tipo de sanduíche).

Quem foi Forges

Foto: https://elpais.com

Antonio Fraguas de Pablo nasceu em 1942 em Madri. Começou a desenhar aos 14 anos de idade, quando começou a trabalhar para a Televisión Española (TVE – empresa gestora da televisão pública espanhola). Passou a trabalhar profissionalmente como chargista no jornal Pueblo.

A partir de meados de 1995 passou a publicar suas charges no jornal El País, o maior jornal da Espanha. Além das charges dos jornais, Forges foi autor também de vários livros, tendo ganhado vários prêmios.

Nos últimos anos Forges mergulhou com entusiasmo a internet e as redes sociais. Era o colaborador d jornal que trabalhava com mais seguidores no Twitter (mais de meio milhão).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.