Escalada na via “Sinos de Aldebaran” (8C), é destaque em vídeo de produtor brasileiro

Todo local de escalada, em qualquer lugar do mundo, possui uma via de escalada icônica. Uma das mais emblemáticas da Serra do Cipó é, entre outras, a Sinos de Aldebaran, graduada em 8c (7b+ francês), localizada no setor Sala da Justiça. Com mais de 40 metros de altura é classificada, pelos escaladores que frequentam o local, como uma obra de arte. Frequentemente fotógrafos e produtores de vídeos a utilizam para divulgar a escalada na região.

A via Sinos de Aldebaran foi conquistada pelo escalador carioca Luis Claudio Pita, hoje morando na Espanha e uma das figuras mais conhecidas de Rodellar.

Sinos de Aldebaran

Aldebaran é uma estrela de primeira magnitude e a mais brilhante da constelação Taurus. Na Grécia antiga era conhecida como “tocha” ou “facho”. Aldebaran é uma das estrelas mais facilmente identificáveis no céu noturno, tanto por seu brilho como pela sua localização em relação a uma das figuras estelares mais conhecidas do céu.

Para isso basta identificar as três estrelas centrais da constelação de Orion (popularmente conhecida por “três Marias”). Aldebaran é a primeira das estrelas mais brilhantes que encontramos no seguimento dessa linha.

A via Sinos de Aldebaran é constantemente foco das lentes de produtores de vídeos e fotos. Quem se inspirou a documentá-la foi o mineiro Dante Borges que optou por um vídeo de pouco mais de 18 minutos para mostrar uma escalada na famosa aresta de calcário.

Sinos de Aldebaran

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.