Equipe de designers projetam fogareiro que transforma calor em iluminação por LED

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A idéia parece simples mas foi colocada pouco em prática: porque não criar um fogareiro que possa gerar energia e luz elétrica?

Foi exatamente isso que a equipe de designers (um total de 25 designers dos mais variados níveis de experiência) da empresa BioLite se propuseram a realizar juntando forças e idéias.

bioLite-3

Foto: Divulgação

O resultado foi o produto batizado de “BioLite BaseCamp Stove”, um fogareiro para acampamentos que transforma o calor de aquecimento em energia elétrica que ilumina razoavelmente ao redor de onde está sendo feita a refeição.

Para viabilizar o projeto a empresa fundou um projeto no site de Crowdfunding Kickstarter e obteve um sucesso quase instantâneo.

Com o objetivo de arrecadar US$ 45,000 para realizar o projeto, já conseguiu juntar mais de US$ 385,000.

Utilizando um sistema de espirais que transformam o aquecimento em uma mini turbina geradora de energia promete reinventar a maneira de comercializar produtos outdoor voltados para a alimentação.

Visualmente o fogareiro não parece ser fácil de carregar em mochilas para longas caminhadas, nem para lugares de alta montanha como campo base (como o próprio nome sugere).

Mas para campings em locais de fácil acesso parece ser uma possibilidade razoável, mas ainda carece de alguns testes para comprovação da qualidade e eficácia do modelo.

A empresa já produziu equipamentos menores e já publicados aqui na Revista Blog de Escalada(confira aqui), mas este modelo é mais completo e ambicioso que o anterior.

Para saber mais sobre o projeto acesse: http://www.biolitestove.com/

bioLite-1

Foto: Divulgação

bioLite-4

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.