Entrevista Raúl Torres Ajiaco – El Mosquetón

Inegavelmente há toda uma nova geração de pessoas que procuram divulgar seus interesses sobre esportes outdoor fugindo do lugar comum que meios de comunicação e federações sempre fizeram.

Pensando em fazer algo interessante pelas competições de escalada o colombiano Raúl Torres Ajiaco criou o canal “El Mosquetón” para cobrir competições de escalada em seu país, e mostrar as caras de cada destaque do esporte.

Lapidando seu estilo de narração e filmagem, Raúl realiza um trabalho de qualidade, sendo pioneiro na iniciativa.

Outras iniciativas, de menor duração e qualidade, surgiram pela América do Sul, mas a tenacidade de Ajiaco faz com que seu canal “El Mosquetón” torne-se consistente e duradouro.

Para saber mais sobre Raúl Ajiaco, a Revista Blog de Escalada procurou o diretor do canal para saber mais sobre este que é, sem dúvida nenhuma, um exemplo de dedicação, inovação e qualidade em coberturas de competições de escalada na América do Sul.

el-mosqueton-2

Raúl, como surgiu a iniciativa de realizar cobertura de eventos de competição de escalada pela internet?

A iniciativa surgiu ao ver como está a escalada a nível mundial, tanto em competições, quanto eventos e notícias.

Desta maneira nasceu o canal “El Mosquetón” cujo o objetivo é conhecer em nível nacional e internacional, o que acontece com a escalada na Colômbia.

Como foi a receptividade do público com a sua iniciativa.

À medida que crescia a comunidade em redes sociais, a interação com os seguidores do el-mosqueton-4canal foi positiva porque o que os agradava era a ideia de deixar uma evidência dos eventos, competições, notícias de outros escaladores, além do estilo do vídeo.

Neste momento ficamos sabendo que existe um interesse e nos anima a continuar o projeto.

Na sua opinião, como você acredita que será a mídia de esportes como a escalada no futuro? Ainda existirá revistas e jornais?

No futuro da difusão da escalada na América do Sul se revolucionará se realizarem as coberturas dos eventos com evidências fotográficas, com a ideia da reportagem de vídeo de eventos dos abertos nacionais de escalada e competições internacionais em fanpages, blogs ou páginas web.

Quais são as maiores dificuldades de manter o el mosquetão?

el-mosqueton-1A maior dificuldade é o fator econômico.

Entretanto apesar de ser um projeto independente, as coberturas estão sendo patrocinadas pelos organizadores dos eventos (alojamento, alimentação e transporte), paralelamente temos a venda de souvenirs.

O que você pretende implementar de melhoramentos no formato criado por você?

Os passos a seguir seria aumentar o capital humano de nosso grupo de trabalho.

Adquirir novos equipamentos que facilitem a produção de vídeos e fotografias.

Obter patrocinadores como marcas e empresas relacionadas à escalada estão entre os projetos.

Os equipamentos de filmagem estão proporcionando transmissão ao vivo pela internet a um preço mais acessível. Faz parte dos seus planos transmitir eventos ao vivo?

Primeiramente as transmissões ao vivo na Colômbia utilizam canais de comunicação el-mosqueton-3muito caros como TV e páginas web locais, que somente transmitem eventos grandes e de alto alcance.

Por isso planejamos transmitir ao vivo os eventos, competições, reportagens e notícias via Streaming pelo nosso canal do Youtube, o qual facilitou a difusão de nossos conteúdos por ser gratuito, livre para o público e de grande alcance.

Evidenciando tudo com reproduções a nível mundial em sua grande maioria em países hispanohablantes.

 

Os campeonatos no Brasil estão voltando a se organizar, apesar de disputas políticas que ainda existem. Como é a organização de competição de escalada na Colômbia?

Atualmente a Federação de Escalada Esportiva de Colômbia se construiu novamente em 2014.

Seu objetivo principal é buscar mais cenários esportivos para poder desenvolver as competições nacionais válidas nas diferentes modalidades (boulder, dificuldade e velocidade) que se realizam durante o ano, ja que os muros privados nos cedem os espaços.

Além disso os muros privados e públicos realizam abertos nacionais e campeonatos internos de boulder e, somado a isso, está sendo promovido a escalada outdoor nos diferentes parques de escalada que há na Colômbia, por meio de festivais nas modalidades de dificuldade e boulder.

el-mosqueton-5

O trabalho do El Mosquetón pode ser seguido nos links abaixo:

Home Page: http://www.elmosqueton.com/

Fan Page: https://www.facebook.com/

Canal Youtube: https://www.youtube.com

Instagram: https://instagram.com/

Twitter: https://twitter.com/elmosqueton

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.