Entrevista Raúl Torres Ajiaco – El Mosquetón

Inegavelmente há toda uma nova geração de pessoas que procuram divulgar seus interesses sobre esportes outdoor fugindo do lugar comum que meios de comunicação e federações sempre fizeram.

Pensando em fazer algo interessante pelas competições de escalada o colombiano Raúl Torres Ajiaco criou o canal “El Mosquetón” para cobrir competições de escalada em seu país, e mostrar as caras de cada destaque do esporte.

Lapidando seu estilo de narração e filmagem, Raúl realiza um trabalho de qualidade, sendo pioneiro na iniciativa.

Outras iniciativas, de menor duração e qualidade, surgiram pela América do Sul, mas a tenacidade de Ajiaco faz com que seu canal “El Mosquetón” torne-se consistente e duradouro.

Para saber mais sobre Raúl Ajiaco, a Revista Blog de Escalada procurou o diretor do canal para saber mais sobre este que é, sem dúvida nenhuma, um exemplo de dedicação, inovação e qualidade em coberturas de competições de escalada na América do Sul.

el-mosqueton-2

Raúl, como surgiu a iniciativa de realizar cobertura de eventos de competição de escalada pela internet?

A iniciativa surgiu ao ver como está a escalada a nível mundial, tanto em competições, quanto eventos e notícias.

Desta maneira nasceu o canal “El Mosquetón” cujo o objetivo é conhecer em nível nacional e internacional, o que acontece com a escalada na Colômbia.

Como foi a receptividade do público com a sua iniciativa.

À medida que crescia a comunidade em redes sociais, a interação com os seguidores do el-mosqueton-4canal foi positiva porque o que os agradava era a ideia de deixar uma evidência dos eventos, competições, notícias de outros escaladores, além do estilo do vídeo.

Neste momento ficamos sabendo que existe um interesse e nos anima a continuar o projeto.

Na sua opinião, como você acredita que será a mídia de esportes como a escalada no futuro? Ainda existirá revistas e jornais?

No futuro da difusão da escalada na América do Sul se revolucionará se realizarem as coberturas dos eventos com evidências fotográficas, com a ideia da reportagem de vídeo de eventos dos abertos nacionais de escalada e competições internacionais em fanpages, blogs ou páginas web.

Quais são as maiores dificuldades de manter o el mosquetão?

el-mosqueton-1A maior dificuldade é o fator econômico.

Entretanto apesar de ser um projeto independente, as coberturas estão sendo patrocinadas pelos organizadores dos eventos (alojamento, alimentação e transporte), paralelamente temos a venda de souvenirs.

O que você pretende implementar de melhoramentos no formato criado por você?

Os passos a seguir seria aumentar o capital humano de nosso grupo de trabalho.

Adquirir novos equipamentos que facilitem a produção de vídeos e fotografias.

Obter patrocinadores como marcas e empresas relacionadas à escalada estão entre os projetos.

Os equipamentos de filmagem estão proporcionando transmissão ao vivo pela internet a um preço mais acessível. Faz parte dos seus planos transmitir eventos ao vivo?

Primeiramente as transmissões ao vivo na Colômbia utilizam canais de comunicação el-mosqueton-3muito caros como TV e páginas web locais, que somente transmitem eventos grandes e de alto alcance.

Por isso planejamos transmitir ao vivo os eventos, competições, reportagens e notícias via Streaming pelo nosso canal do Youtube, o qual facilitou a difusão de nossos conteúdos por ser gratuito, livre para o público e de grande alcance.

Evidenciando tudo com reproduções a nível mundial em sua grande maioria em países hispanohablantes.

 

Os campeonatos no Brasil estão voltando a se organizar, apesar de disputas políticas que ainda existem. Como é a organização de competição de escalada na Colômbia?

Atualmente a Federação de Escalada Esportiva de Colômbia se construiu novamente em 2014.

Seu objetivo principal é buscar mais cenários esportivos para poder desenvolver as competições nacionais válidas nas diferentes modalidades (boulder, dificuldade e velocidade) que se realizam durante o ano, ja que os muros privados nos cedem os espaços.

Além disso os muros privados e públicos realizam abertos nacionais e campeonatos internos de boulder e, somado a isso, está sendo promovido a escalada outdoor nos diferentes parques de escalada que há na Colômbia, por meio de festivais nas modalidades de dificuldade e boulder.

el-mosqueton-5

O trabalho do El Mosquetón pode ser seguido nos links abaixo:

Home Page: http://www.elmosqueton.com/

Fan Page: https://www.facebook.com/

Canal Youtube: https://www.youtube.com

Instagram: https://instagram.com/

Twitter: https://twitter.com/elmosqueton

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.