Entrevista com Janine Falcão – Saiba tudo sobre o 15º Encontro de Escaladores do Nordeste

Um dos mais tradicionais eventos de montanhismo do Brasil, o Encontro de Escaladores do Nordeste (EENe) chega à sua 15ª edição com a mesma força e prestígio quando foi criado. A edição de 2016 irá acontecer em Santana de Ipanema-AL em um local de escalada com aproximadamente 100 vias para deleite dos participantes.

Uma das escaladoras mais queridas da região nordeste do Brasil, e com frequente trânsito entre todas as regiões de escaladas nordestinas, a paraibana Janine Falcão, está trabalhando arduamente para que a 15ª edição do evento aconteça com o sucesso de audiência que foram as edições anteriores e, evidentemente, tudo esteja muito bem organizado. Janine trabalha divide a administração com o cearense Neudson Aquino. Ambos dedicaram várias horas de seu tempo livre para que o evento mantivesse o mesmo padrão de qualidade que todas as edições anteriores.

Foto: Acervo pessoal Janine Falcão

Foto: Acervo pessoal Janine Falcão

A organização do evento, inclusive, liberou para download gratuito o Guia de Escaladas do evento para que curiosos possam também conhecer o local sem necessariamente estrar presente. Janine aproveitou a rápida entrevista para esclarecer todas os bastidores que fazem parte de organizar um evento desta magnitude.

Janine, desde quando esta planejado o local do ENEE de 2016?

Lembro que a realização do EENe (Encontro de Escaladores do Nordeste) em Alagoas foi solicitada pelos escaladores do estado de Alagoas ainda em 2013, na reunião dos representantes dos estados que acontece em todo encontro.

Foto: Samuel Andrade | http://www.eene.com.br/

Foto: Samuel Andrade | http://www.eene.com.br/

Como é o processo de escolha?

Não existe necessariamente um processo de escolha certinho, com votação e tal.

Desde que passei a participar das edições observei que o calendario itinerante obedece uma ordem já estabelecida entre os estados que já sediaram edições anteriormente, no entanto, Alagoas nunca sediou uma edição do EENe, até porque a escalada no estado surgiu a partir de 2009, salvo engano, ou seja, ainda é bem recente.

Quantos inscritos tiveram este ano até o momento?

Atualmente temos 89 inscritos pelo site mas, em todas as edições sempre existe um boom de inscrições realizadas no dia em que o evento se inicia.

Acho que a galera deixa ‘pra cima da hora’, pra evitar o risco de se inscrever e não poder comparecer, nunca saberemos o certo, rs.

Foto: Samuel Andrade | http://www.eene.com.br/

Foto: Samuel Andrade | http://www.eene.com.br/

Quais as principais atrações pra este ano?

Todos os anos buscamos trazer novas conquistas ou temas diferenciais para o público do EENe, e procuramos sempre dividir entre palestras e oficinas.

Este ano estaremos contando com a presença da querida Ana Lígia Fujiwara que, vai nos presentear com uma palestra intitulada “Elas na Pedra”, falando um pouco sobre o projeto Elas na Pedra e o cenário da escalada feminina no Brasil, que, a cada ano mais nos surpreende, visto que a escalada ainda é considerada um esporte de predominância masculina.

Outra atração desta edição é o Edemilson Padilha, um dos mais destacados escaladores nacionais e fundador da Conquista Montanhismo. Será a primeira vez que o Edemilson prestigia uma edição do EENe e também sua primeira vez escalando em nossa região.

Foto: http://www.eene.com.br/

Foto: http://www.eene.com.br/

O Ed vem contar para gente como foi a conquista da via “Sangue Latino”, na Pedra Baiana em Minas Gerais.

Talvez o big wall mais difícil do Brasil! Imperdível!!

Sobre as oficinas, este ano em especial abrimos uma enquete no site do EENe, buscando saber o que o nosso público gostaria de participar, e trouxemos as três primeiras opções votadas.

Foram elas:

Proteções Móveis – Será ministrada por Cauí Vieira [prata da casa, rs.], escalador goiano radicado em Pernambuco. Cauí é educador físico, presidente da Asper (Associação Pernambucana de Escalada em Rocha) e escalador há 11 anos. Há seis ele ministra cursos de escalada em rocha.

Fotografia Outdoor – Será ministrada pelo escalador e fotógrafo Guilherme Taboada.  Dono/Sócio da Sport Session, agência especializada em fotografia esportiva, principalmente escalada!

Primeiros Socorros – Será ministrada pela escaladora, instrutora e representante no Brasil da Wilderness Medical Associates, Samantha Chu.

Teremos ainda uma oficina de escalada para o público que nunca escalou, ou ainda é iniciante que, será ministrada pelo escalador do Rio Grande do Norte, Ary Pacheco, também prata da casa!

Qual será a escolha para 2017?

Obedecendo aquele calendario itinerante que falei antes,  o próximo EENe será realizado em Pernambuco mas, a sede/pico a galera de Pernambuco só irá divulgar no encerramento desta edição!

Foto: Samuel Andrade | http://www.eene.com.br/

Foto: Samuel Andrade | http://www.eene.com.br/

There is one comment

  1. José Jonas de Andrade

    Quem prestigiou o 15º EENE, teve a oportunidade de compreender a força de vontade dessa Paraibana Arretada.

    O evento superou todas as expectativas, por se tratar de setores de escaladas que foram desenvolvidos com o fim de proporcionar o maior número de vias para os escaladores durante o evento, e todas estavam perfeitamente protegidas.

    Parabéns aos escaladores que se dedicaram à abertura das vias, e especialmente àqueles que trabalharam arduamente para que o 15º EENE acontecesse.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.