Entenda o que é o CrossFit

Saudações à todos!

CrossFit3Inauguramos aqui uma série de conversas sobre um mundo relativamente novo que vem tomando cada vez mais volume no Brasil.

Uma nova tribo que surge e tem como principal objetivo o fitness.

Muitos de vocês devem estar pensando que o motivo é desmerecedor de tanta atenção, afinal a maioria de nós encara (ou encarava) o fitness como uma razão estética, porém antes que você feche a página ou pule para outro texto com fotos e relatos muito mais aventureiros, me de a chance de explicar um pouco melhor do que estou falando.

Esta nova tribo que surge possui o nome de CrossFit, e estar “Fit” ou alcançar o estado da arte do fitness é um dos objetivos deste treinamento.

Esqueçam questões estéticas pois nós encaramos este objetivo da seguinte maneira: O corpo humano precisa estar preparado para qualquer tarefa que a vida venha a lhe proporcionar, seja segurar seu filho no colo, carregar uma sacola, correr até a padaria ou encarar as mais duras provas de montanha e expedições, onde os seguintes atributos possam se tornar um diferencial: Resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potencia, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão (10 capacidades físicas do ser humano, trabalhadas no CrossFit).

CrossFit2

O CrossFit nasceu com o objetivo de se tornar a preparação física mais completa para o corpo humano, possibilitando que um individuo realize tarefas que em muitos casos nunca achou que conseguiria.

Saltar, agachar, levantar peso, vencer um obstáculo, correr por muito tempo ou correr muito rápido se tornaram parte de nossas rotinas, e através desta metodologia encontramos nos Box de CrossFit (Academias da modalidade) uma nova comunidade disposta a se ajudar, competir, cooperar e principalmente encarar novos desafios juntos.

CrossFit1No começo de 2013 eram aproximadamente 30 Boxes em todo o Brasil (em torno de 6.000 pelo mundo).

Hoje contamos com 9.500 boxes ao redor de todos os continentes e no Brasil fecharemos o ano com mais de 200.

A modalidade também se tornou um esporte em 2007 através do primeiro CrosFit Games, competição que ocorre anualmente nos Estados Unidos e busca premiar o homem e a mulher mais “fit” do mundo.

Provas como levantamento de peso, triathlon, corridas curtas e longas e muita mudança de modalidade fazem parte da competição que atrai milhares de pessoas do mundo todo para o grande evento final, que este ano ocorrerá no dia 25 de julho de 2014.

Se você pratica qualquer outro tipo de esporte e pensou que levantar peso não é para você, sinto informar-lhe que este tipo de exercício pode ajudar-lhe e muito em seu esporte.

Diversos estudos (divulgados também na web) mostram os benefícios de construir uma musculatura forte visando a melhora de performance nas mais variadas tarefas, e até mesmo objetivando uma maior conservação da estrutura óssea para os esportes com mais impacto como skate, surf ou snowboard.

Aos que ja se convenceram de que fortalecer a estrutura muscular é uma tarefa entediante e sem desafios, convido todos à conhecerem um box de CrossFit perto de vocês, e dou-lhes a certeza de que descobriram uma maneira altamente desafiadora, eficiente e divertida de realizar seu fortalecimento.

CrossFit5

Em nosso Box, localizado em Curitiba, encontro diariamente corredores de rua e de montanha, ciclistas, escaladores, montanhistas, slack-liners, nadadores, triatletas, empresários, pais e mães de família (e seus familiares), todos unidos por um motivo comum.

Um nova comunidade vem ser formando, atraindo não só atletas mas administradores, advogados, médicos, fisioterapeutas, estudantes, enfim, pessoas normais que tem como objetivo melhorar a performance em seus esportes e em sua qualidade de vida.

Se você ficou curioso e quer conhecer um box, acesse o link abaixo com o mapa de todas as CrossFits ao redor do mundo: http://map.crossfit.com/

Banner 1

Sobre o Autor

Maurício Cervenka

Maurício Cervenka

31 anos, empresário proprietário da CrossFit Barigui em Curitiba, é formado em Marketing e pós-graduado em Administração pela FGV em São Paulo.
Praticou diversos esportes e desde 2007 se dedica a provas de corrida de aventura, mountain bike e corrida de montanha. Em 2012 Maurício abriu mão de uma carreira empresarial e foi morar no Alasca (originando o documentário Neverlanding, divulgado em 2013 aqui no site). Em 2013, regressou ao Brasil com o intuito de criar a CrossFit Barigui em Curitiba, o primeiro box da modalidade na cidade. Hoje ele utiliza os treinos de CrossFit para complementar seus treinos de mountain bike e corrida de montanha, e foca na provas longas da modalidade.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.