Encolhimento de cordas de escaladas velhas – O perigo desconhecido de muitos escaladores?

De cada 10 escaladores, por volta de 8 (80% do espaço amostral) desconhecem o fato de que cordas velhas, ou usadas durante muito tempo, acabam encolhendo em seu comprimento. Saber a longevidade de uma corda, principalmente no momento de alugar ou pedir emprestado, é fundamental para minimizar acidentes.

A princípio em uma corda velha (com com longevidade acentuada) existem duas possibilidades de seu tenha encolhido:

  • Parte das extremidades cortada por desgaste
  • Encolhimento natural

O encolhimento natural acontece pelo “inchamento” da corda, que altera o seu diâmetro sensivelmente. Ao ter o seu diâmetro alargado, a sua extremidade sofre um encolhimento. Portanto, uma corda pode diminuir em até 2 a 3% nos primeiros dias de uso. Ao longo da vida útil, uma corda de escalada pode diminuir em até 10%.

Em números práticos o encolhimento pode ser o seguinte.

Comprimento Total Encolhimento 2% Encolhimento de até 10%
50 metros 1,00 metro 5,00 metros
60 metros 1,20 metro 6,00 metros
70 metros 1,40 metro 7,00 metros
80 metros 1,60 metro 8,00 metros

Por conta deste encolhimento inicial, muitas marcas vendem cordas para escalada com um comprimento superior ao valor nominal escrito na embalagem. Por exemplo, muitas cordas de 60 metro, são vendidas com até 62 metros iniciais, já prevendo este encolhimento inicial.

Há ainda um fenômeno comum em cordas que são utilizadas sem haver rodízio dos lados utilizados. A utilização de somente um lado da corda, sobretudo em escaladas esportivas em vias que não ultrapassam o comprimento total da corda, faz com que a marca do meio não necessariamente seja o meio da corda. Isso porque como um lado foi prioritariamente utilizado mais em relação ao outro, há uma diferença entre o comprimento da corda em relação ao meio marcado.

Portanto, para limitar o encolhimento de uma corda, é necessário fazer rodízio da ponta utilizada. Além disso, é obrigação de todo escalador fazer inspeções periódicas não somente da superfície da capa da corda, mas também se efetivamente o meio da corda corresponde à realidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.