Empresa lança nova geração de comunicadores promete fazer atividades outdoor mais seguras

Ha aproximadamente dois anos o então recém lançado aparelho eletrônico de comunicação batizado de goTenna tinha como ambiciosa proposta revolucionar a maneira com a qual pessoas que praticassem expedições e atividades outdoor. O aparelho, que se assemelha a um palito com bateria interna que pode ser utilizado como comunicador por meio de Bluetooth e smartphone, permitia enviar mensagens e transmitir sua localização geográfica (por meio das coordenadas do GPS) sem a necessidade de serviço exclusivo de satélite.

O aparelho, inegavelmente, é uma ameaça para empresas que prometem exatamente isso: localização por meio de satélite e assinatura. Fazendo um paralelo ao serviço de telefonia dos anos 90, este tipo de serviço funciona como um pager, já o goTenna possui funcionamento mais parecido com o que conhecemos como telefonia celular.

gotenna-1

Porém o goTenna tinha uma debilidade: caso estivesse fora do alcance da cobertura da telefonia móvel a comunicação estaria comprometida. Mas ao que parece a empresa anunciou esta semana um novo serviço que pretende diminuir esta debilidade: goTenna Mesh. Este novo produto pode ser considerado um melhoramento considerável e um passo gigantesco em matéria de rastreamento de exploradores.

O goTenna Mesh cria uma rede de comunicação totalmente independente do sinal de telefonia móvel e de longo alcance. Com isso o produto deixa em posição desconfortável empresas que exploram a comunicação satelital mas de preço salgado (muitas vezes fora da realidade) e serviço de atendimento ao consumidor sofrível.

gotenna-4

O novo sistema funciona utiliza utilizando uma rede de goTenna, posicionadas em um determinado raio de distância, e cada uma busca sinal de telefonia e propaga para os aparelhos conectados.

Muito complicado?

Explicando com outras palavras: imagine que está em um local, sem sinal de telefonia móvel, e um amigo a dois quilômetros de você, mas com um sinal razoável. Basicamente o que o goTenna faz é possibilitar que um aparelho utilize a rede de comunicação de outro. O sistema é muito parecido com o que e utilizado pelo download de torrents. Este tipo de capacidade pode permitir que fazendeiros, por exemplo, possam utilizar sinal de telefonia móvel onde antes não havia alcance.

gotenna-2

Junto da novidade a empresa também trabalhou no design visual do novo equipamento tornando-o menor e com formas mais arredondadas (além de mais leve, é claro). Agora o aparelho novo da goTenna será vendido em pares, de US$ 150 cada (US$ 130, se adquirido na pré-venda).

Para mais detalhes: http://www.gotenna.com

gotenna-3

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

There are 3 comments

  1. Mario

    Interessante, mas tem alguns pontos falhos. O serviço de mesh depende de outras pessoas com celulares (e que estejam no mesh) até chegar em um que tenham conexão com a rede de telefonia móvel. Não acho que dê para depender disso para coisas críticas ou em lugares com baixa densidade de pessoas.

    Outra ponto fraco, ele depende da comunicação com o seu celular (bluetooth). Se a bateria do seu celular acabar, você está na mão.

    Minha opinião, o goTenna resolve problemas simples que o próprio smartphone já pode resolver com alguns apps. Para coisas realmente sérias, é praticamente inútil.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.