Empresa de rastreamento de montanhistas promete complementar o resgate outdoor

Você já escutou falar da empresa Recco? A empresa é, em linhas gerais, um sistema de rastreamento eletrônico que permite que pessoas sejam encontradas em ambientes outdoor. Na hipótese de uma pessoa ficar presa em uma avalanche, é possível encontrá-la de maneira precisa.

O mais atraente deste rastreador é que ele já vem acoplado à sua roupa, como uma etiqueta. O sistema consiste de duas partes : um refletor integrado à roupa do montanhista e um detector. O detector fica em posso da equipe de resgate. Desta maneira que o atleta parar de enviar notícias de sua localização, ou mesmo demorar a retornar a algum local, a equipe de resgate pode sair à sua procura.

A etiqueta, chamada tecnicamente de refletor, é uma pequena capsula de 13 mm × 51 mm × 1.5 mm com um equipamento eletrônico. O aparelho não necessita de baterias para funcionar. A novidade vêm sendo adotada por várias marcas de roupas outdoor e têm se tornado padrão para snowboarders e esquiadores. O rastreamento funciona por meio de ondas de rádio a 917 MHz. Como não é um aparelho de GPS, não depende ativamente de cobertura de satélite.

A empresa, entretanto, recomenda que não deixe de ser usado um transmissor de localização, como o spot, a quem for fazer travessias e escaladas de alta montanha. Para muitos montanhistas o dispositivo empresa não substitui o rastreador ainda, mas é uma importante ferramenta para a organização de resgate. Como ainda não possui concorrente no mercado, a marca v~em sendo adotada sem muita resistência por grandes marcas da Suécia como Ortovox e Haglöfs.

Mais informações : http://www.recco.technology

Sobre o Autor

Natalia De Marco

Natalia De Marco

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.