Empresa de eletrônicos cria aparelho que monitora recuperação de lesões de atletas

Foto: http://itens.com/

Foto: http://itens.com/

Atletas que estão em processo de recuperação de uma lesão têm de conviver constantemente com a realidade de monitorar a intensidade da dor que sente. Muitas vezes é difícil mensurar de maneira precisa a intensidade da dor, especialmente se comparada com um dia anterior.

A empresa batizada de iTENS, a sigla TENS vem do inglês Transcutaneous electrical nerve stimulation (neuroestimulação elétrica transcutânea),permite com que o aparelho eletrônico consiga monitorar a intensidade das dores sentidas em lesões.

Como funciona?

O aparelho envia estímulos elétricos controlados que em contato com a pele bloqueiam os sinais da dor que vão para o cérebro, (Teoria de Portões)

O aparelho ajuda também a reduzir dores crônicas e agudas, se convertendo em uma versão moderna de wearables (mescla de aparelho eletrônico para monitoração e roupas) para monitorar recuperação de pacientes.

De acordo com a equipe, o iTENS é o primeiro aparelho já cadastrado no FDA (Food and Drug Administration), agência americana que regula medicamentos e alimentos, podendo ser controlado via smartphone (versões para iOS e Android) e se a necessidade de prescrição médica.

O aparelho não utiliza nenhum tipo de elemento químico no processo.

Foto: http://itens.com/

Foto: http://itens.com/

O aplicativo de smartphone, que controla o aparelho, permite aos usuários a flexibilidade de programas pré-selecionados para condições e áreas específicas.

O iTENS permite rastrear o alívio da dor sentida antes e depois de cada sessão, e monitorar ao longo do tempo os resultados obtidos.O aparelho possui bateria de lítio que dura 24 horas de uso, podendo ser usado inclusive por cima da roupa.

iTENS possui preço final ao consumidor de US$ 100,00 e cada adesivo que monitora as dores serve para 10 a 15 aplicações. No Brasil uma outra marca comercializa um  aparelho similar por R$ 77,00 (que acalma a dor mas não faz o monitoramento)

Para mais detalhes acesse: http://itens.com/

itens-3

Foto: http://itens.com

Foto: http://itens.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.