El Bolsón

Desconhecido da granda massa de turistas brasileiros, a cidade de El Bolsón é um verdadeiro paraíso para quem é mochileiro e trekkeiro.

Há pelo menos cerca de 10 caminhadas diferentes para as montanhas que cercam a cidade. Todas sao caminhadas fortes a moderadas, sendo que todas sao muito bem sinalizadas e com visual exuberante.

Todos os campings na cidade de El Bolson custam em média 22 pesos argentinos, e devem ser pagos dia a dia (alguns adiantados). Todos os campings visitados estao em perfeita ordem e possuem uma infra-estrutura que impressiona.

Para as escaladas, a cidade apresenta um potencial nao explorado que impressiona. Próximo à cidade há o povoado de Lago Puelo, que fica à beira do lago e parque de mesmo nome. Lá se encontra escalada de qualidade em uma rocha que é um tipo de granito bem polidinho (mas nao deixa de ser abrasivo).

Foram visitados dois locais: As vias no “Mirante de las Lechusas” e as “Zonas de escalada”.

O primeiro possui vista impressionante (é exatamente onde estou no primeiro vídeo postado aqui no Blog de Escalada) e 5 vias de grau moderado. O local é vertical, e nao possui negativos. Porem sao de cerca de 20 metros, e muito concentradas e de movimentos bem particulares. Diversao segura para quem gosta de fendas traiçoeiras.

O segundo é o mais indicado para quem quer apenas visitar um local único e bonito. Em meio a um bosque de pinheiros, com pequenas falésias de cerca de 15 metros de altura, com vias muito bem protegidas e de rocha quase sem possuir nenhuma marca de magnésio, o que deixa interessante o desafio de se avistar alguma via.

No povoado de Lago Puelo, há um ginásio de escalada chamado de “El Muro” (aberto de 20h a 23h) que serve como fonte de informaçoes.

No dia de ontem em particular resolvemos encarar um trekking para fazermos algumas avaliaçoes de materiais (parceiros do blog, aguardem!) e descansar das escaladas. Fomos enfrentar a caminhada para o “Bosque Tallado”.

A caminhada consiste em vencer um desnível de 1200 metros de altura, em cerca de 12km. O resultado disso sao subidas constantes e que parecem que nunca vao terminar. Nao há descanso de nenhuma reta, e a fizemos com cerca de temperatura de 30 graus com um sol em um ceu de brigadeiro. Um verdadeiro desafio de perseverança e resistencia ao calor.

O bosque tallado é um local onde houve um incendio e logo apos, os artistas entalhadores se reuniram para aproveitar a madeira que restou do lugar. Com isso há agora por lá muitas obras de artes dos mais variados estilos. Todo o visual após isso compensa o esforço e premia quem enfrenta o desafio.

Vejam algumas dos entelhes abaixo:




Para complementar o passeio, há ainda a vista do Refugio de montanha. Lá pode-se ver de forma panoramica todas as grandes montanhas da regiao, incluindo o Frey. Imagem que nao se esquece.


A maior atraçao tambem em El Bolsón sao as cervejas artesanais (para passar vontade no Mario Nery), que possuem cerca de 5 ou 6 marcas diferentes por aqui.





Na despedida do local estarei publicando um vídeo da marca mundialmente conhecida, que é vendida somente aqui.

Como assim? espere e verá.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.