Edu Marín encadena o teto mais extenso do mundo (390 metros) graduado como 12a

O escalador espanhol Edu Marín fez história no dia de hoje encandenando o teto mais extenso do planeta. O projeto, batizado como “Valhalla” possui 390 metros de extensão e a via foi graduada como um 9a+ francês (12a brasileiro)

A notícia foi divulgada pelo próprio escalador com uma mensagem “Hoje consegui alcançar o ‘Valhalla'”. O projeto, agora encadenado, está no grande arco de Getu, região da China. Ao todo a via possui 14 enfiadas, sendo 10 completamente em teto. A enfiada mais difícil é considerada a 5º (batizada de ‘Odin Crack’), a qual possui a graduação proposta por Edu Marin. O resto da via é considerado mais “fácil”, com 10 enfiadas de oitavo grau francês. Todos na cassa de 8c+ francês (11b brasileiro).

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Edu Marín (@edumarin1) em

Com estes números não é possível afirmar com absoluta certeza que “Valhalla” é a via em teto mais extensa e difícil do mundo. Além disso, considerando cada enfiada, é uma das vias de várias cordadas mais difíceis do mundo, rivalizando com a “The Wall Wall” (a qual possui 32 enfiadas) e dificuldade até 9a francês (11c brasileiro).

Ao todo, foram mais de seis meses, dividido em três viagens, até que Edu Marin conseguisse realizar o sonho de encadenar “Valhalla”. Ao todo, Marin demorou nada menos que 9 horas inteiras para encadenar o projeto. Seu companheiro de de corda foi nada menos que seu pai: ‘Novato’ Marin, de 68 anos de idade.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Edu Marín (@edumarin1) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.