Edu Marín e a saga para abrir a maior via de escalada em teto da história

O escalador espanhol Edu Marín viajou à China com um objetivo bastante ambicioso de conquistar e encadenar a maior via de escalada em teto da história. O local da via fica em Getu, área de escalada chinesa.

O escalador espanhol aproveitou para transmitir tudo por meio de suas redes sociais e, junto de seu patrocinador, colocar o público como coadjuvante deste projeto.

A via, que já possui nome (“Valhalla”) acabou de ser conquistada, de acordo com vídeo recentemente liberado em seu canal de youtube, e possui grau estimado acima de 9a francês. Muitos especulam que a via pode tornar-se a mais difícil do mundo, pois possui aproximadamente 250 metros de extensão.

No último “capítulo” da saga publicado por Marín, estimava-se que a via ficaria com 380 metros de extensão, sendo 250 somente de teto. (assista ao vídeo no topo do artigo).

No recente capítulo desta saga (assista a todos os capítulos abaixo), Edu descreve a via como “Uma escalada 3D e extremamente física”. Situada no Parque Nacional de Guizhou, o enorme arco Getu já vinha deslumbrando escaldadores desde o Petzl Roc Trip de 2011.

Natural de Barcelona, o escalador de 32 anos começou a escalar em 1997 e já encadenou vias de 9a+ francês (12a brasileiro) e 8c francês (11a brasileiro) à vista. Ultimamente Marín vem se dedicando mais a conquista de vias de várias cordadas, preferencialmente de alta dificuldade.


Capítulo 1


Capítulo 2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.