Drones serão usados para filmar escalada no Paquistão

Os drones, aviões controlados remotamente, estão a ser utilizados para captar imagens de uma das maiores montanhas do mundo no Paquistão

Mais conhecidos por serem utilizados com fins militares e em atos de espionagem norte-americana, com ampla utilização na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão para detetar alvos militares, os drones estão agora a ser utilizados para fins mais culturais.

Uma expedição suíça utilizou durante este verão helicópteros controlados remotamente para filmar imagens raras de alpinistas no Karakoram, um dos percursos mais exigente e formidavel da montanha, a nível mundial.

“As pessoas vão ver imagens nunca vistas do Karakoram”, afirmou Corey Rich, um fotógrafo e especialista em vídeo que esteve na expedição.

Esta expedição resulta de um projeto entre a empresa de equipamento e vestuário para atividades no exterior Mammut e a Dedicam, especializada na utilização de helicópteros com controlo remoto em filmagens.

O objetivo é fazer um documentário sobre o montanhista David Lama e o seu parceiro Peter Ortner, enquanto ambos escalam o Trango Tower.

A torre de granito Baltoro está mais de 6.000 metros acima do nível do mar e é tecnicamente uma das escaladas mais difíceis do mundo.

Fonte: http://www.rtp.pt/notícias/index.php?article=589194&tm=4&layout=121&visual=49

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.