Drones serão usados para filmar escalada no Paquistão

Os drones, aviões controlados remotamente, estão a ser utilizados para captar imagens de uma das maiores montanhas do mundo no Paquistão

Mais conhecidos por serem utilizados com fins militares e em atos de espionagem norte-americana, com ampla utilização na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão para detetar alvos militares, os drones estão agora a ser utilizados para fins mais culturais.

Uma expedição suíça utilizou durante este verão helicópteros controlados remotamente para filmar imagens raras de alpinistas no Karakoram, um dos percursos mais exigente e formidável da montanha, a nível mundial.

“As pessoas vão ver imagens nunca vistas do Karakoram”, afirmou Corey Rich, um fotógrafo e especialista em vídeo que esteve na expedição.

Esta expedição resulta de um projeto entre a empresa de equipamento e vestuário para atividades no exterior Mammut e a Dedicam, especializada na utilização de helicópteros com controlo remoto em filmagens.

O objetivo é fazer um documentário sobre o montanhista David Lama e o seu parceiro Peter Ortner, enquanto ambos escalam o Trango Tower.

A torre de granito Baltoro está mais de 6.000 metros acima do nível do mar e é tecnicamente uma das escaladas mais difíceis do mundo.

Fonte : http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=589194&tm=4&layout=121&visual=49

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.