Empresa cria drone especial para detectar sinais de pessoas desaparecidas na montanha

A empresa de resgate aéreo suíça Rega anunciou um drone que é capaz de procurar e localizar pessoas desaparecidas em áreas remotas por conta própria. A localização é possível graças a uma série de sensores embutidos na pequena aeronave, incluindo câmera de luz natural, câmera térmica, câmera de infravermelho e ferramenta de rastreamento de sinais de smartphone. O drone Rega é capaz ainda de digitalizar grandes áreas de terreno para qualquer equipe que tenha necessidade de planejar um resgate mais complicado.

Para processar tantas opções de sinais captados pela aeronave, foi desenvolvido um software feito sob medida para identificar possíveis padrões visuais e identificar pessoas. Qualquer identificação feita pelo software, as imagens são transmitidas aos operadores na base para uma segunda análise e, caso seja necessário, organizar a busca. O novo drone também é capaz de trabalhar com pouca visibilidade (neblina, neve e chuva) e em condições que às vezes helicópteros de resgates aéreos padrão não podem.

Alguém pode raciocinar que trata-se de apenas um drone “turbinado”, mas a realidade não é bem assim. Onde a nova aeronave tem vantagem sobre a maioria dos drones disponíveis comercialmente, é que pode operar por várias horas a uma distância de vários quilômetros. Além disso um diferencial importante: sem ser controlada diretamente por um operador humano.

O drone não é pequeno. O novo equipamento é composto por três pás de rotor com diâmetro de pouco mais de dois metros. Projetado para voar a uma altitude de 80 a 100 metros utiliza técnicas de navegação por satélite para cobrir metodicamente uma área predefinida de forma autônoma.

Segundo a empresa, o equipamento já está há um ano e meio em testes e deve estar pronto para missões em 2020. Os testes consistiram em 160 buscas aéreas por pessoas desaparecidas em 2018, fazendo a diferença na localização de pessoas e salvando vidas.

Mais informações: https://www.rega.ch

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.