Documentário tenta conscientizar a defesa de local ameaçado por mineradoras

Desde meados de dezembro, estreou em circuito alternativo no Chile, o documentário “Lawqa: Que el Parque vuelva a ser Parque”. A produção foi produzida pela marca de roupas Patagonia e registra a deterioração que a reserva nacional “La Lauca” tem sofrido pela ação das mineradoras e indústrias locais.

O filme, que também foi realizado junto da Fundación Relaves procura conscientizar a população em geral, além das autoridades, para exigir que a permissão de exploração da área, expedida na década de 1980 (enquanto o país vivia sob ditadura de Augusto Pinochet).

O parque fica no altiplano chileno e, para a tristeza de muitos, mostra de maneira crua a paulatina degradação da reserva “El Lauca”. O filme foi batizado de Lawqa por significar pastagem aquática em idioma aimará. No Peru e na Bolívia, a língua aimará é considerada língua oficial, junto com o idioma quíchua, que está estreitamente relacionado com aquela.

O documentário foi dirigido pelo documentarista Raimundo Gómez e a fotografia por Franciso Davico. O objetivo da produção é que a área, que é apenas uma reserva biológica, torne-se um parque nacional, que permitiria a sua proteção contra atividades extrativistas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.