Documentário sobre o primeiro sherpa a chegar no Everest está disponível para visualização na integra

Os primeiros homens da história a chegar ao cume, e descer ao campo base, no Monte Everest foram o neozelandês Edmund Hillary acompanhado do nepalês Tenzing Norgay. Deixando as controvérsias de lado este é o fato que é considerado verdadeiro e sem contestação.

O canal inglês de televisão BBC realizou um documentário completo sobre Tenzing Norgay, o primeiro sherpa do Nepal a pisar no teto do mundo.

No documentário, agora disponibilizado na íntegra (mas com uma qualidade de definição standard), disseca um pouco da carreira de Norgay, revelando fatos históricos de como ele integrou parte da equipe britânica que escalou o Everest, seu primeiro encontro com Edmund Hillary, além de detalhar como foi a escalada até o Monte Everest em 1953.

O documentário possui aproximadamente 58 minutos com imagens históricas e narrado em inglês britânico.

Sherpas os verdadeiros heróis do Everest

Um outro documentário, este com mais qualidade de vídeo por ser mais recente, é o polêmico “Sherpas The True Heroes of Mount Everest” que documenta a vida dos Sherpas de maneira bem crua e em como todo o turismo predatório realizado no Nepal explora estas pessoas em situações análogas à escravidão.

Este filme também denuncia como várias pessoas, fisicamente e  tecnicamente despreparadas para o montanhismo, vão à montanha contratar os Sherpas como escravos pessoais para a realização de cumes, mas que na verdade estão vislumbrando uma carreira de apresentadores de TV, palestrantes motivacionais e empreendedorismo de palco.

sherpa

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.