Documentário sobre carregadores do K2 é destaque na 39º Mostra Internacional de Cinema de SP

Ainda desconhecida do grande público, em especial os montanhistas apreciadores de obras sobre a vida nas montanhas, a cineasta Iara Lee estará exibindo seu trabalho na 39º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.: “K2 e os Lacaios Invisíveis” (K2 and the invisible Footmen).

A cineasta Iara Lee documenta vida dos locais que trabalham como carregadores para alpinistas que visitam a região de Gilgit-Baltistan, no Paquistão com o objetivo de escalar o K2.

“K2 e os Lacaios Invisíveis” procura documentar como é a coragem e quais são os sacrifícios diários destas pessoas anônimas que viabilizam a escalada ao  K2 .

k2-e-os-lacaios-invisiveis-2

O K2 é uma montanha da cordilheira de Karakoram,  na fronteira sino-paquistanesa e é o segundo pico mais alto do mundo, depois do Monte Everest, com altitude máxima de 8.611 metros.

k2-e-os-lacaios-invisiveis-3Por causa de sua alta taxa de fatalidade (de cada quatro que chegaram ao topo, uma morreu), o K2 é a montanha mais difícil do mundo de escalar.

A cineasta  Iara Lee procura oferecer um novo olhar sobre o Paquistão, país que a mídia costuma retratar apenas como território de conflitos, e assim mostrar a realidade dos carregadores e do lugar.

Lee já foi produtora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo entre 1984 e 1989, quando se mudou para Nova York, e participa do projeto Cultures of Resistance, rede que reúne artistas e ativistas ao redor do mundo.

O documentário possui 54 minutos e será precedido com uma exibição de um outro trabalho de Iara Lee  “A vida está esperando: Referendo e resistência no Saara Ocidental”.

k2-e-os-lacaios-invisiveis

“K2 e os Lacaios Invisíveis” será exibido em três sessões durante a Mostra de São Paulo

  •  Dia 23/10 às 20:30 – Museu da Imagem e do Som
    • Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP
  • Dia 25/10 às 20:00 – Sala Cinemário da Biblioteca Mário de Andrade
    •  Rua da Consolação, 94 – República – São Paulo – SP
  • Dia 03/11 às 21:00 – Cine Olido
    • Av. São João, 473 – Centro – 
São Paulo – SP

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.