Documentário sobre carregadores do K2 é destaque na 39º Mostra Internacional de Cinema de SP

Ainda desconhecida do grande público, em especial os montanhistas apreciadores de obras sobre a vida nas montanhas, a cineasta Iara Lee estará exibindo seu trabalho na 39º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.: “K2 e os Lacaios Invisíveis” (K2 and the invisible Footmen).

A cineasta Iara Lee documenta vida dos locais que trabalham como carregadores para alpinistas que visitam a região de Gilgit-Baltistan, no Paquistão com o objetivo de escalar o K2.

“K2 e os Lacaios Invisíveis” procura documentar como é a coragem e quais são os sacrifícios diários destas pessoas anônimas que viabilizam a escalada ao  K2 .

k2-e-os-lacaios-invisiveis-2

O K2 é uma montanha da cordilheira de Karakoram,  na fronteira sino-paquistanesa e é o segundo pico mais alto do mundo, depois do Monte Everest, com altitude máxima de 8.611 metros.

k2-e-os-lacaios-invisiveis-3Por causa de sua alta taxa de fatalidade (de cada quatro que chegaram ao topo, uma morreu), o K2 é a montanha mais difícil do mundo de escalar.

A cineasta  Iara Lee procura oferecer um novo olhar sobre o Paquistão, país que a mídia costuma retratar apenas como território de conflitos, e assim mostrar a realidade dos carregadores e do lugar.

Lee já foi produtora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo entre 1984 e 1989, quando se mudou para Nova York, e participa do projeto Cultures of Resistance, rede que reúne artistas e ativistas ao redor do mundo.

O documentário possui 54 minutos e será precedido com uma exibição de um outro trabalho de Iara Lee  “A vida está esperando: Referendo e resistência no Saara Ocidental”.

k2-e-os-lacaios-invisiveis

“K2 e os Lacaios Invisíveis” será exibido em três sessões durante a Mostra de São Paulo

  •  Dia 23/10 às 20:30 – Museu da Imagem e do Som
    • Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP
  • Dia 25/10 às 20:00 – Sala Cinemário da Biblioteca Mário de Andrade
    •  Rua da Consolação, 94 – República – São Paulo – SP
  • Dia 03/11 às 21:00 – Cine Olido
    • Av. São João, 473 – Centro – 
São Paulo – SP

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.