Divulgado vídeo-documentário do primeiro encontro feminino de escalada do Valle de Los Condores

Como anunciado aqui na Revista Blog de Escalada em março deste ano, foi realizado o Primer Encuentro de Escalada Feminina Valle de Los Condores. O local no qual foi realizado o evento, está localizado no sul do Chile e possui 450 vias catalogadas (disponibilizadas em um guia de escalada gratuito) até dezembro de 2017. Considerado um dos melhores lugares de escalada esportiva da América Latina, o Valle de Los Condores vem entrando no radar de escaladores de todo o mundo. O local ainda é desconhecido por boa parte de escaladores brasileiros.

O encontro, que aconteceu de 5 a 8 de abril, foi organizado pelo movimento chileno de mulheres unidas em prol da escalada e cuidado do meio ambiente chamado de Rockeras. O grupo, que tem como objetivo transformar as entusiastas do esporte, promovendo cidadania, consciência ecológica e, principalmente, integração com a sociedade.

Foto: Pilar Elorriaga

Dayana Vásquez, coordenadora do Projeto Also despehuenche, afirma que”o Valle de Los Cóndores representa um laboratório natural para realização de projetos entre escaladores e pesquisadores”. Visando atuar nesta linha, que o grupo Rockeras busca promover com cuidado este lugar de escalada, assim como outros, com o cuidado de reunir escaladores, pesquisadores científicos e entidades que promovem acesso responsável às montanhas.

Pilar Elorriaga, uma das organizadoras do evento, declarou que “é a comunidade escaladora que deve assumir um protagonismo na proteção e promoção de boas práticas, para um uso sustentável neste tipo de lugares”.

O grupo Rockeras liberou no início da tarde de hoje o video-documentário sobre o evento, com uma introdução didática sobre o lugar, além de coletar declarações das participantes.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.