Divulgado vídeo-documentário do primeiro encontro feminino de escalada do Valle de Los Condores

Como anunciado aqui na Revista Blog de Escalada em março deste ano, foi realizado o Primer Encuentro de Escalada Feminina Valle de Los Condores. O local no qual foi realizado o evento, está localizado no sul do Chile e possui 450 vias catalogadas (disponibilizadas em um guia de escalada gratuito) até dezembro de 2017. Considerado um dos melhores lugares de escalada esportiva da América Latina, o Valle de Los Condores vem entrando no radar de escaladores de todo o mundo. O local ainda é desconhecido por boa parte de escaladores brasileiros.

O encontro, que aconteceu de 5 a 8 de abril, foi organizado pelo movimento chileno de mulheres unidas em prol da escalada e cuidado do meio ambiente chamado de Rockeras. O grupo, que tem como objetivo transformar as entusiastas do esporte, promovendo cidadania, consciência ecológica e, principalmente, integração com a sociedade.

Foto: Pilar Elorriaga

Dayana Vásquez, coordenadora do Projeto Also despehuenche, afirma que”o Valle de Los Cóndores representa um laboratório natural para realização de projetos entre escaladores e pesquisadores”. Visando atuar nesta linha, que o grupo Rockeras busca promover com cuidado este lugar de escalada, assim como outros, com o cuidado de reunir escaladores, pesquisadores científicos e entidades que promovem acesso responsável às montanhas.

Pilar Elorriaga, uma das organizadoras do evento, declarou que “é a comunidade escaladora que deve assumir um protagonismo na proteção e promoção de boas práticas, para um uso sustentável neste tipo de lugares”.

O grupo Rockeras liberou no início da tarde de hoje o video-documentário sobre o evento, com uma introdução didática sobre o lugar, além de coletar declarações das participantes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.