Divulgado primeiro vídeo da cadena histórica de Margo Hayes em “La Rambla” – 12a

Atualizado 10/03/2017 11:15am

O vídeo disponibilizado acima do artigo foi removido  pelo autor do vídeo. Procurado pela redação da Revista Blog de Escalada não obtivemos nenhuma resposta. Segundo apuramos o vídeo completo será divulgado em breve com toda a saga da cadena de Margo Hayes.

Texto Original - publicado 9/10/2017 16:35

Se você acompanha notícias outdooor deve saber que a americana Margo Hayes entrou para a história da escalada esportiva mundial ao encadenar a via “La Rambla” 9a+ francês (12a brasileiro). A imagem da jovem de recém completados 19 anos chorando de emoção correu o mundo e inundou todas as redes sociais.

A emoção de Margo Hayes demonstra a importância do fato de ela ter tornado-se a primeira mulher da história a encadenar uma via de escalada com grau de dificuldade 9a+ francês (12a brasileiro).

As principais mídias, como a Revista Blog de Escalada, divulgaram no domingo mesmo a conquista de Hayes. A escaladora anunciou que em breve liberaria um vídeo para a apreciação do público. Hoje a equipe que filmou a escaladora Margo Hayes divulgou as primeiras imagens do pequeno documentário de sua conquista que está em processo de finalização de edição.

Margo Hayes acabou de divulgar seu vídeo, assista-o acima e veja a emoção da escaladora.

Polêmica

No ano de 2005 a escaladora espanhola Josune Bereziartu  tinha encadenado a via “Bibaluna”, assim como Ashima Shiraishi (“Open Your Mind Direct” e “Ciudad de Dios”), entretanto todas estas vias não tinham sido consolidadas como um 9a+ Fr de fato pela comunidade.

Todas as vias citadas constam como tendo graduação 9a/+ Fr o que, ao menos de maneira burocrática e seguindo critérios subjetivos, torna o feito de Margo Hayes mais impressionante.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.