Disputa judicial muda nomes históricos no Parque Nacional de Yosemite

Quem já esteve no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, talvez tenha tido a oportunidade de passar uma noite nas cabanas do Half Dome Village ou ficado maravilhado com a beleza e o luxo do The Majestic Yosemite Hotel.

Os nomes parecem novos? E são.

A partir de 1º de março, a Curry Village (assim chamada desde o século XIX), o Ahwahnee Hotel (que recebeu hóspedes ilustres como Charlie Chaplin e a rainha Elizabeth II) e outros nomes icônicos dentro do Yosemite serão modificados.

O motivo? Uma batalha judicial na qual a Delaware North Corporation, empresa cuja concessão de uso acaba este mês, reivindica a propriedade intelectual de alguns nomes dentro do parque, inclusive das frases “Yosemite National Park” e “Go Climb a Rock”.

A disputa começou quando, após 23 anos operando em Yosemite, a Delaware North perdeu, em nova licitação, a concessão para a empresa Aramark. A Delaware alega que ao ganhar a primeira concessão, em 1993, teve de comprar os bens da concessionária anterior (a Curry Company), incluindo sua propriedade intelectual, pelo valor (atualizado) de US$ 115 milhões.

A operadora reivindica, agora, o montante de 51 milhões de dólares para que os nomes e marcas registradas possam ser usados pela Aramark. O governo americano, no entanto, estima que esse valor (caso a reivindicação seja legal), não deva ultrapassar US$ 3,5 milhões.

Tenda na Curry Village (ou Half Dome Village a partir de 1º de março) | Foto: DNC Parks & Resorts

Tenda na Curry Village (ou Half Dome Village a partir de 1º de março) | Foto: DNC Parks & Resorts

A porta-voz da Delaware, Lisa Cesaro, informou que a operadora está disposta a emprestar, sem custo, os nomes para a Aramark, até que a ação judicial seja resolvida. O National Park Service ou NPS (entidade do governo americano responsável pela gestão do Yosemite e de outros 58 parques nacionais), contudo, decidiu que os nomes serão modificados, ao menos temporariamente, para evitar infringir as marcas registradas da Delaware North. A operadora, por sua vez, alega que isso é uma tentativa do NPS de reduzir o valor reivindicado pela Delaware.

Caberá à corte decidir se as reivindicações da Delaware são válidas e, em caso afirmativo, se a quantia pedida é legítima. Talvez ainda seja cedo para afirmar se a Delaware North age por direito ou por ganância. Entretanto, é senso comum que toda área pública, bem como os nomes associados a ela, pertencem a seu povo, e não a empresas.

O que muda:

  • Ahwahnee Hotel – passa a ser the Majestic Yosemite Hotel
  • Curry Village – torna-se Half Dome Village
  • Badger Pass Ski Area – Yosemite Ski & Snowboard Area
  • Yosemite Lodge at the Falls – Yosemite Valley Lodge
  • Wanona Hotel – Big Trees Lodge

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.