Novo desprendimento de rocha em Yosemite e fere outra pessoa – Nome da vítima do 1º fragmento é divulgado

O Parque Nacional de Yosemite, localizado no estado americano da Califórnia, vivenciou um novo desprendimento de rocha no final do dia de ontem. O ruído, segundo testemunhas, foi similar a um trovão, levantando uma grande nuvem de poeira branca com o impacto. Desta vez, segundo relatos oficiais, o desprendimento foi “do tamanho de um apartamento”. As medidas anunciadas, ainda não confirmadas, era de que o fragmento era de 40 metros de comprimento, 20 metros de largura e 1 a 3 metros e espessura.

A última vez que houve uma fatalidade por causa de um desprendimento de rocha foi em 2013, quando um escalador teve sua corda cortada por uma aresta. A aresta foi provocada pelo desprendimento.

No primeiro desprendimento, aparentemente de menor magnitude do segundo, vitimou na quarta-feira o inglês Andrew Foster de 32 anos de idade. Sua esposa, que o acompanhava no momento do acidente, está em um hospital próximo ao parque.

As autoridades locais de Yosemite informaram ainda que o segundo desprendimento uma terceira pessoa, que foi levada de helicóptero ao hospital. A vítima era Ken Yager, presidente e fundador da Yosemite Climbing Association. O próprio Ken Yager informou que o segundo desprendimento era “substancialmente maior que o primeiro”.

A administração do Parque Nacional de Yosemite informou, por meio de sua conta no twitter, que parte do parque foi fechado, na parte norte, por precaução. Funcionários da administração aconselha aos visitantes a evitarem a área norte doo parque. Estão sendo feitas buscas por helicópteros e organizado equipes de resgate procurando por eventuais vítimas da segunda queda.

Motivos desprendimento

O geólogo do Parque Nacional de YosemiteGreg Stock, afirmou que o desprendimento de rocha, não foi causado por escaladores nem pelos equipamentos de proteções móveis comumente utilizados. A causa, afirma Stock, ainda é desconhecida e pode ter sido causada pela expansão e contração do monólito de granito durante as estações do ano.

O desprendimento, afirma o geólogo, “não é nada fora do normal. Apenas tivemos um alto volume acontecendo este ano em Yosemite”. O diretor do parque afirmou que estima-se que os dois volumes de rocha que desprenderam-se nos dois últimos dias somam, juntos, 1.300 toneladas.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.