Designer cria turbina eólica dobrável que carrega aparelhos eletrônicos que promete revolucionar expedições

Para carregar aparelhos eletrônicos o recurso mais popular que existe é, sem sombra de dúvida, os carregadores solares. Hoje na mochila de montanhistas e exploradores um carregador tornou-se item indispensável e, naturalmente, o melhor companheiro de GPS, Smartphones, etc.

Porém um ponto fraco nestes aparelhos é, obviamente, a dependência de luz solar para um carregamento eficaz do aparelho. Buscando ampliar as alternativas de carregamento de aparelhos eletrônicos o designer Nils Ferber criou uma turbina eólica que, segundo ele mesmo afirma, é mais eficiente que o carregador solar. A invenção de Ferber, caso seja realmente eficiente, possibilita revolucionar expedições e travessias.

turbina-eolica-4

A ideia para a micro turbina eólica veio em março quando o designer cansou de conviver com a bateria de seu aparelho de smartphone exaurir rapidamente durante seus trekkings, especialmente à noite quando não há mais luz solar e ele já estava dentro da barraca protegendo-se do frio e vento.

Sua sugestão de turbina eólica foi bem aceita porém esbarrava em um importante detalhe : o peso de uma turbina portátil. Nils Ferber foi então até o curso de design da École cantonale d’art Lausanne procurando uma solução para este problema.

turbina-eolica-5

Após algum tempo pensando na viabilidade do produto chegou-se em um protótipo que pesava menos de 1 kg o que, segundo o próprio Nils Ferber afirma ser menor que o modelo que rivaliza no nicho de mercado. Assim com apenas uma brisa leve (18 km/h) é possível com a turbina eólica carregar um smartphone em aproximadamente 2 horas.

O protótipo será exibido em uma feira de design em Dubai no final de outubro e posteriormente, caso encontre patrocinadores, fabricado para a comercialização.

Mais detalhes : http://nilsferber.de/

turbina-eolica-4

turbina-eolica-1

turbina-eolica-2

Sobre o Autor

Natalia De Marco

Natalia De Marco

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

There are 2 comments

  1. Johnb846

    Somebody necessarily lend a hand to make significantly posts I might state. This is the very first time I frequented your website page and thus far? I surprised with the analysis you made to make this actual publish incredible. Magnificent job! adegeaadfkbe

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.