Desequipar ou roubar chapeletas é um delito? Qual a responsabilidade civil em caso de acidente

Se existe algo comum em alguns lugares de escalada é o “desaparecimento” de chapeletas, às vezes até um via inteira. As razões são desde a “simples maldade” ou para impor um estilo de escalada, não importando as consequências. Se somente a primeira chapeleta é roubada, quase sempre algum idiota é que levou de recordação, mas se for em uma via inteira, até mesmo com a primeira a 10 metros de altura, foi feito por um escalador.

Durante um final de semana, no qual houve “muitos” escaladores no Valle de Los Cóndores (local de escalada no Chile) foi escutado o protesto pela falta de algumas vias no local (foram roubadas quase todas) e em algumas vias clássicas muito populares. Dentre as vias que foram afetadas está “Diedro Lais”, equipada em 2008, e “Monje Negro” as quais foram escaladas por “centenas” de escaladores antes de que as chapeletas tenham sido “ROUBADAS”.

Foto: https://francishaden.wordpress.com

O mais grave é que, pela complexidade da extração destas chapeletas, é que não há duvida que tenha sido um escalador. Além disso uma pessoa que sabe trabalhar com equipamentos de escalada (ou seja, não era um iniciante). A razão é desconhecida. Todos apostam que seja um escalador que quer impor um estilo de escalada. Como muitas pessoas não falam sobre o que tem sido feito para desenvolver Valle de Los Cóndores que tomei a inciativa de denunciar o ato.

Não é uma generalização exagerada, conversamos pessoalmente com TODOS que equiparam as vias, desenvolvendo o Valle de Los Cóndores, e o repúdio por estes atos é unânime. Conversamos com um número que supera 30 pessoas, entre escaladores e equipadores (locais e não locais). Isso sem falar de todas as pessoas que sequer concordaram com o ato quando chegaram ao setor e encontraram o panorama de vias sem chapeletas.

No próprio local de escalada a indignação é a mesma. Entretanto é bem questionável a altura das vias de escalada (este era o objetivo do conquistador) e que, mesmo assim, indiscutivelmente grupos de escaladores que vão direto a este setor escalar. A pirâmide de escaladadores está construída em sua base por pessoas iniciantes e que necessita de vias da menor dificuldade possível. O local de escalada, sem dúvida, cumpre com este objetivo seguramente, mas o maciço roubo de chapeletas fez com que outros escaladores, em grande quantidade, não pudessem escalar o que esperaram horas atras de uma fila.

Foto: https://www.mountainproject.com

Somente por isso é fácil afirma que não é justo, nem correto, pois afasta muito a vontade da comunidade que pretende ajudar aos que mais necessitam. Valle de Los Cóndores não pretende ser uma zona de escalada elitista, e o lugar deve ser para todos incluindo a quem está começando.

Desta maneira conclui-se que o assunto é mais grave ainda.  O que aconteceria se, por causa de uma chapeleta roubada, um escalador se acidenta e acaba com lesões graves ou óbito. Dentro da esfera legal é difícil que se responsabilize o acidente de um escalador por causa de outro, ainda mais se este estiver ausente pois, neste caso, se supõe que as responsabilidades são individuais.

A escalada em si, lembre-se, é uma atividade perigosa.

Foto: http://tawkroc.org/

Mas não se enganem. Há a possibilidade de haver responsabilidade penal e civil para quem rouba chapeletas. Isso se um escalador decide entrar em uma via com mais de 10 anos de idade, a qual foi escalada por centenas de praticantes e onde há informação escrita da maneira que ela é. Portanto o que passará se algum destes “donos da verdade” decidem, de maneira unilateral, tirar as chapeletas de uma parte da via, pois segundo seu critério isso é o correto. Ainda mais em um lugar onde a escalada é esportiva.

Obviamente não o faz publicamente e até mesmo se nega em torná-lo público pelas mídias mais lidas. Se fizerem uma estupidez como esta deveriam estar 100% seguros que a totalidade dos escaladores já sabem. Mas pessoas torpes como estas, como se consideram elite, não se dão ao trabalho de dizer a todos, apenas ente eles.

Por que roubar chapeletas é crime?

Faz pouco tempo aconteceu um acidente, não fatal mas com lesões graves, por causa desta situação. Portanto o escrito acima já não é uma suposição e sim uma realidade.

Foto: https://www.timetoast.com

A partir disso, há uma grande possibilidade que um juiz aceite uma processo civil e penal para este ato de delinquência que é responsabilizar pela segurança dos demais determinando uma linha, apenas para impôr uma ideologia bizarra e muito perigosa.

Novamente peço que não se confundam: No Valle de Los Cóndores existem muitas vias de fenda, além de tradicionais SEM CHAPELETAS, mas estas foram conquistadas para serem assim.

Xerifões e paladinos

Pessoalmente acredito que este tipo de gente é o pior que se pode passar à escalada. São pessoas totalmente intransigentes que querem, a todo custo, impôr sua maneira de pensar. Isso sem se importar com nada e, desta maneira, colocam em perigo a vida de outras pessoas ou deixam uma grande parte de escaladores novatos sem escalar.

O pior é que às vezes impõem critérios em lugares onde não colaboraram com nada desenvolvido ali. Pensam que somente devem existir vias para eles mesmos, senão que não exista nada. Por isso é muito fácil tirar chapeletas em vias de 5º se escala 8º grau. Mas porque então estes “machinhos” não entram em vias de 8º grau com chapeletas a cada 15 metros.

Foto: http://www.pantallazo.com.uy

Porque uma coisa  é certa: falar é fácil, o ruim é que suas ações, além dos pensamentos fascistas, colocam em perigo outras pessoas mas nunca a eles (porque são uns covardes).

Não estou incentivando equipar fendas ou até mesmo colocar chapeletas em vias tradicionais. Isso porque não somos parte desta escória que impõe a sua maneira de pensar. Deve haver um equilíbrio sempre. Não se pode prejudicar o trabalho de muitos, que sujaram os pés na terra e barro por anos para desenvolver um local incrível, para que alguém que não moveu sequer um dedo para ajudar venha e destrua roubando chapeletas.

Isso porque agem como se estivesse totalmente justificado por uma pseudo–religião sua maneira torpe de pensar e que, de maneira obsessiva, fará todo o possível para que todos assim pensem. Ao fazer isso que deixem os mais valentes e fortes escalarem ou se matem tentando.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.