David Lama escala em solitário montanha virgem no Nepal

O escalador austríaco David Lama escalou em solitário a montanha Lunag Ri (6.907 m). A montanha, que fica na fronteira de Nepal e Tibet, foi escalada por Lama após três tentativas com Conrad Anker em 2015 e 2016. A conquista é cercada de várias histórias. Em 2015 conseguiram superar a parte mais difícil, mas o mal tempo acabou os obrigando a abortar a missão. Já a segunda tentativa, no ano de 2016, Conrad Anker sofreu um infarto e teve se ser resgatado às pressas.

A notícia do cume, foi divulgada por Conrad Anker em sua conta de instagram.

Na declaração de Anker, que pode ser lida acima, ele afirma: “Felicitações a David Lama pela sua exitosa ascensão e descenso em solitário do Lunag Ri. Estou feliz por saber de sua vitória nesta montanha.” Junto da mensagem, disponibilizou também várias fotos.

David Lama tentou também escalar em solitário em 2016. Mas esgotado por ter feito dois bivacs, ficou a apenas 250 metros do cume. Com a atual conquista do escalador austríaco, sua façanha é forte candidata ao Piolets d’Or. Mas até o momento não há informações qual foi a via utilizada por David Lama, muito menos que estilo utilizou.

A montanha era considerada “zicada” para David Lama. A montanha, que era considerada virgem, é considerada muito difícil desde todas as vertentes. Muitas expedições já tentaram a ascensão, mas nenhuma conseguiu sair vitoriosa.

David Lama

David Lama nasceu em 1990. Filho de mãe austríaca e pai nepalês, e foi criado na Áustria. Quando tinha apenas cinco anos de idade, foi visto escalando pelo o montanhista veterano Peter Habeler que o chamou para treinar. Nos ginásios de escalada de Innsbruk, conheceu o técnico austríaco Reini Scherer.

O escalador competiu na Europa desde os 15 anos de idade, chamando a atenção de todos por seu estilo e força. Logo que deixou a adolescência, passou a se dedicar a expedições alpinas. A partir de então começou a realizar projetos de grande dificuldade, como a escalada ao “Cerro Torre”, que mais tarde tornou um filme.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.