Corpos dos três escaladores desaparecidos no Canadá são encontrados

Atualização: 22 de abril de 2019 às 09:15

O jornal canadense The Star Calgary divulgou que os corpos dos três escaladores já foram recuperados. A informação foi confirmada pela Revista Blog de Escalada. No momento que os corpos foram localizados, como explicado no artigo original (leia abaixo), o helicóptero não pode aterrizar no lugar do acidente devido ao grande risco de avalanches na área.

No final do dia ontem, as condições meteorológicas já eram favoráveis e permitiu o resgate dos corpos dos escaladores. Após os resgate as autoridades canadenses emitiram um comunicado:

“Somos conscientes do grande impacto que teve nas comunidades de escaladas locais e internacionais. Nossos pensamentos estão com as famílias, os amigos e todos aqueles que foram afetados pelo acidente.”

O Parks Canada, autarquia encarregada da gestão do Parque Nacional de Banff confirmou o resgate com um nota complementar:

“No Domingo 21 de Abril os corpos dos três escaladores foram recuperados”.


Artigo original: 22 de abril de 2019 às 07:00

Os corpos de três escaladores que estavam desaparecidos foram encontrados no domingo, depois de terem sido considerados mortos após serem surpreendidos por uma avalanche no Canadá. David Lama, Jess Roskelley e Hansjörg Auer foram pegos em uma avalanche na última quarta-feira enquanto tentavam escalar a face leste do Howse Peak. Os regatistas estão esperando o tempo melhorar para irem resgatar os corpos, declarou a agência de notícias canadense City News.

O falecimento dos membros da equipe foi confirmado por um porta-voz da patrocinadora dos três escaladores na quinta-feira de madrugada (horário de Brasília) por meio de um comunicado à imprensa.

A notícia foi dada em primeira mão para a América Latina pela Revista Blog de Escalada. Depois que os escaladores foram considerados desaparecidos, funcionários do parque começaram a fazer buscas por helicóptero e “observaram sinais de múltiplas avalanches e detritos contendo equipamentos de escalada”, segundo afirmou a Administração do Parque Nacional Banff no Canadá. Chelsey Dawes, porta-voz da Parks Canada, disse que acreditava que uma avalanche de magnitude 3 havia atingido os escaladores. A Parks Canada é uma agência do governo do Canadá que responde ao Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Os escaladores estavam tentando uma ascensão na face leste do Howse Peak, uma escalada em um lugar remoto e excepcionalmente difícil, com a via mesclando escalada em rocha e gelo. A escalada exigia habilidades avançadas de escalada alpina

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.