Mosquetão quebra após queda de escalador na Espanha

O escalador americano Daniel Woods reportou, por meio de seu Instagram, que após uma queda durante uma escalada o mosquetão da costura partiu-se.

O incidente ocorreu em Margalef, local de escalada na Espanha próximo à cidade espanhola de Tarragona, enquanto Woods escalava a via “First Round First Minute”, graduada em 9b francês (12b brasileiro). Nos últimos anos o local se converteu em um dos mais procurados por escaladores que visitam a Catalunha. Atualmente o local possui 760 vias de escalada, sendo 20% delas acima de 8a francês e 5% acima de 9a francês.

Mosquetão Daniel Woods | Foto: Alex Khan

Durante algumas das tentativas que o americano realizava na via, durante uma queda um mosquetão, da última costura antes da parada, partiu-se com o impacto gerado pela queda de Daniel Woods.

O escalador não chegou a tocar o solo e, felizmente, resultou apenas em um susto. A via, considerada de estilo boulderístico e com movimentos explosivos. “First Round First Minute” é considerada uma das mais difíceis do mundo e teve a sua primeira ascensão realizada pelo também americano Chris Sharma em abril de 2011.

O momento da quebra do mosquetão pode ser visto no vídeo abaixo

Em vários veículos especializados em escalada e montanhismo o fato está sendo debatido intensamente, além de levantar a reflexão sobre o costume de vários escaladores de “saltar” uma costura em vias esportivas.

O mosquetão que rompeu-se era da marca Camp. Até o momento a empresa não fez nenhum pronunciamento a respeito do acidente.

Daniel Woods

O americano Daniel Woods, de 28 anos, é um dos escaladores de maior destaque dos EUA na década passada. Especializado em boulder, já encadenou mais de 20 linhas graduadas em V15. Woods começou a escalar desde os 5 anos de idade e aos 15 anos de idade já tinha escalado linhas de boulder graduadas em V14.

Participando de campeonatos, o escalador já foi campeão nacional americano várias vezes : 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2012 e 2013.

Aos 18 anos de idade mudou-se para a Áustria para treinar com Kilian Fischhuber e David Lama, quando em 2008 encadenou seu primeiro V15: “Search of Lost Time”, localizado na Suíça.

Na sua carreira, o escalador já encadenou 3 V16 e 25 v15.

Mais informações: https://www.instagram.com

There is one comment

  1. Israel Menegon

    Acredito que a “falha” do mosquetão tenha relação direta com o esparadrapo que foi colocado na fita, assim como o uso dos strings, jamais deve-se “imobilizar” o mosquetão que conecta à proteção fixa na parede, pois o mesmo pode ser tracionado em direções não recomendadas pelo fabricante. Qualquer um que faz um curso “decente” de escalada deveria saber disso. O mosquetão rompeu-se com muita facilidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.