Mosquetão quebra após queda de escalador na Espanha

O escalador americano Daniel Woods reportou, por meio de seu Instagram, que após uma queda durante uma escalada o mosquetão da costura partiu-se.

O incidente ocorreu em Margalef, local de escalada na Espanha próximo à cidade espanhola de Tarragona, enquanto Woods escalava a via “First Round First Minute”, graduada em 9b francês (12b brasileiro). Nos últimos anos o local se converteu em um dos mais procurados por escaladores que visitam a Catalunha. Atualmente o local possui 760 vias de escalada, sendo 20% delas acima de 8a francês e 5% acima de 9a francês.

Mosquetão Daniel Woods | Foto: Alex Khan

Durante algumas das tentativas que o americano realizava na via, durante uma queda um mosquetão, da última costura antes da parada, partiu-se com o impacto gerado pela queda de Daniel Woods.

O escalador não chegou a tocar o solo e, felizmente, resultou apenas em um susto. A via, considerada de estilo boulderístico e com movimentos explosivos. “First Round First Minute” é considerada uma das mais difíceis do mundo e teve a sua primeira ascensão realizada pelo também americano Chris Sharma em abril de 2011.

O momento da quebra do mosquetão pode ser visto no vídeo abaixo

Em vários veículos especializados em escalada e montanhismo o fato está sendo debatido intensamente, além de levantar a reflexão sobre o costume de vários escaladores de “saltar” uma costura em vias esportivas.

O mosquetão que rompeu-se era da marca Camp. Até o momento a empresa não fez nenhum pronunciamento a respeito do acidente.

Daniel Woods

O americano Daniel Woods, de 28 anos, é um dos escaladores de maior destaque dos EUA na década passada. Especializado em boulder, já encadenou mais de 20 linhas graduadas em V15. Woods começou a escalar desde os 5 anos de idade e aos 15 anos de idade já tinha escalado linhas de boulder graduadas em V14.

Participando de campeonatos, o escalador já foi campeão nacional americano várias vezes : 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2012 e 2013.

Aos 18 anos de idade mudou-se para a Áustria para treinar com Kilian Fischhuber e David Lama, quando em 2008 encadenou seu primeiro V15: “Search of Lost Time”, localizado na Suíça.

Na sua carreira, o escalador já encadenou 3 V16 e 25 v15.

Mais informações: https://www.instagram.com

There is one comment

  1. Israel Menegon

    Acredito que a “falha” do mosquetão tenha relação direta com o esparadrapo que foi colocado na fita, assim como o uso dos strings, jamais deve-se “imobilizar” o mosquetão que conecta à proteção fixa na parede, pois o mesmo pode ser tracionado em direções não recomendadas pelo fabricante. Qualquer um que faz um curso “decente” de escalada deveria saber disso. O mosquetão rompeu-se com muita facilidade.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.