Custa ter educação?

Não é segredo para ninguém que gosto muito de escalar na Falésia Paraíso e em São Bento do Sapucaí. São locais que considero minha segunda casa.

Porém tenho visto frequentemente pessoas que ainda teimam não ter a MENOR educação.

Nos dois locais, e de maneira cada vez mais constante.

Acredito que quando se sai da cidade é necessário ter a consciência de que está indo a um lugar que NÃO É A SUA CASA. O respeito mútuo a todos que compartilham o local é importantíssimo.

Pois bem, neste final de semana, tive o desprazer de cruzar com escaladores com aparelhos de som ligados. Tanto pela trilha, quanto escalando uma via. Não enteressa se a música é de meu gosto musical ou se está baixinho. Você está indo escalar, e não no muro do seu “compadre” ou academia de escalada.

Caso seja imprescindível a presença de música na vida de quem comete tal cretinice, saiba que já existe fones de ouvido. A mais de VINTE anos.

O uso do fone de ouvido é exatamente para quem deseja escutar a sua música onde quer que seja, sem incomodar NINGUÉM à sua volta, ou alterar o equilíbrio do ambiente com a sua presença.

O pedido dos proprietários é de que faça silêncio antes de tudo. Coisa a muito ignorada por este tipo de escalador pobre de espírito.

A estas pessoas, custa ter educação MINIMA? Saber que DEVE respeitar o ambiente de escalada? Que tipo de educação este conjunto de idiotas tem?

Fico realmente preocupado com os lugares de escalada. Onde poderei praticar o esporte que eu gosto?

Vejo cada vez mais que estes locais irão fechar mais cedo ou mais tarde.

Porque da maneira que algumas pessoas se comportam nos locais de escalada achando que é a laje onde costumam se reunir e fazer o mesmo barulho.

Por mais que pessoas lutem para garantir o acesso a locais de escalada, este tipo de imbecis ainda irão complicar a vida, e restringir cada vez mais os locais abertos.

Chega a ser revoltante que, mesmo com regras explícitas de educação e comportamento publicadas em cartazes e guias de escalada, alguns boçais ainda vão lá e ignoram tudo.

A pior parte é que quando locais como “Pedra da Divisa”, “Falésia Paraíso” entre outros locais, fecharem, nem assim este tipo de babaca escalador irá continuar a escalar.

Já há reclamações na “Falésia Paraíso” de que pessoas vão escalar e não pagam a colaboração, não fazem silêncio, nem deixam o local limpo. O mesmo acontece na “Pedra da Divisa”.

Na cidade de São Bento do Sapucaí mesmo já estão começando a aparecer mais locais que estão sendo fechados por culpa do péssimo comportamento de quem visita.

Para quem ainda não sabe: aquela velha “farofa” que irrita e aborrece os proprietários, que resulta em fechamento.

Acho lamentável e deprimente. Somente nos resta a todos começarem a ir se despedindo destes locais, porque ninguém nunca faz nada para mudar isso.

Eu mesmo tento fazer a minha parte, e ás vezes sendo antipático a ponto de pedir para desligar.

Mas e você está fazendo a sua parte? ou se omitindo?

Pense e reflita sobre isso: A sua omissão colabora para o fechamento do local de escalada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.