Cursos de primeiros socorros com certificação internacional

Está sendo acertada com a , uma instituição Federalmente reconhecida no Canada e internacionalmente reconhecida no treinamento de Primeiros socorros para áreas remotas, verificando a possibilidade de trazer alguns de seus cursos para o Brasil.

A instituição oferece uma variedade de cursos e a proposta seria trazer 3 deles:

– WFA (Wilderness First Aid) – 18h
– WAFA (Wilderness Advanced First Aid) – 40h
– WFR (Wilderness First Responder) – 80h

Para que todo o processo se torne viável, seria necessário conseguirmos garantir a realização de ao menos 6 cursos – um de cada em SP e RJ. E portanto preciso saber do real interesse da comunidade em que esses cursos ocorram.

A intenção seria realizá-los no primeiro semestre de 2011, se possível até março. Os valores dos cursos estão em dólares canadenses (hoje aproximadamente CAD $1 = R$ 1,70) e a forma de pagamento mais prática provavelmente seria cartão de crédito, embora outras alternativas possam ser verificadas.

Resumo dos cursos

– WFA (Wilderness First Aid) – 18h
Introdução aos primeiros socorros em áreas remotas, voltado principalmente para praticantes de atividades outdoor em áreas remotas. Oferece conhecimentos básicos e técnicas de adaptação de primeiros socorros para áreas remotas. Ensina os participantes a lidar com emergências que podem oferecer risco de vida em áreas remotas.
Inclui RCP (respiração cardio-pulmonar).
Duração: 2 dias
Custo: CAD $150

– WAFA (Wilderness Advanced First Aid) – 40h
Tem como foco principal o cuidado e imobilização prolongados de pacientes em áreas remotas até o resgate ou evacuação. Pensamento crítico com julgamento para lidar com emergências médicas é aplicado. Ensina a lidar com equipamentos improvisados e antecipar potenciais riscos ao paciente.
Técnicas médicas avançadas são ensinadas, incluindo manutenção de choque anafilático, exame de coluna cervical, limpeza de feridas e encerramento de CPR.
Duração: 4 dias
Custo: CAD $300

– WFR (Wilderness First Responder) – 80h

Voltado para profissionais e indivíduos que frequentarão ambientes remotos por períodos prolongados. O pensamento crítico é voltado para manutenção do paciente quando auxílio externo pode estar indisponível e auto-resgate é a única opção. Conceitos médicos são praticados e simulados. Uma compreensão geral voltada para “sistemas” no cuidado aos pacientes é atingida. Técnicas médicas avançadas incluem manutenção de choque anafilático, uso de epinefrina para asma, exame de coluna cervical, encerramento de CPR, manutenção de feridas de alto risco e redução de descolamentos simples (ex ombro, patela).
* Algumas técnicas, como o uso de epinefrina, poderão não ser passadas uma vez que necessitamos averiguar o que permite a legislação brasileira.
Duração: 8 dias
Custo: CAD $500

É importante de ressaltar que foi conseguido atingir um valor muito bom para os cursos, uma vez que o WFR no Canada custa acima de CAD $400.

Aos interessados que enviem e-mail para [email protected] informando em qual curso teriam interesse em participar para que eu possa verificar a viabilidade de trazer a empresa para o Brasil.


Fonte: lista FEMERJ

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.