Mão esfoladas: Conheça os principais conselhos para cuidar ao máximo a pele

Uma das partes do corpo mais determinantes para escalar são as mãos. Lesões ou feridas sobre a pele, podem cancelar um dia, ou até mesmo semanas, de escalada. A maioria dos escaladores já sofreu com mãos esfoladas, calosas, ressecadas, ou até mesmo feridas como rachaduras, ralados, bolhas e um monte de outras feridas cutâneas.

Neste artigo procuramos buscar alguns conselhos para o cuidado, prevenção e tratamento de feridas superficiais na pele das mãos, para que os dias de treinamento e escalada não fiquem limitados pelas condições da pele.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Calum (@themostaverageclimber) em


Prevenção

Cuidados de manicure

Sempre que tenha feridas na mão abertas, antes de lavar as mãos e depois de uma sessão de escalada, inclusive, durante a sessão, utilize o alicate de cutículas e a lixa de mãos. Estes instrumentos servem para abaixar os calos e cortar os pequenos excessos de pele solta que acabam ficando.

Neste momento, procure deixar todo e qualquer preconceito a respeito de serviços especializados de manicure e, se possível, procure uma para fazer uma “manutenção” periodicamente. Esta profissional está acostumada a fazer toda esta manutenção de corte de unhas, cutículas e lixar os calos da mão.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Mundo das cores Df (@feitasunhas) em

Caso esteja decidido a fazer você mesmo esta manutenção, preste muita atenção ao tipo de alicate de cutículas que irá comprar. Existem vários modelos e cada um dele serve para uma finalidade específica. os modelos de alicate de cutículas são:

  • Modelo 777Modelo profissional e fabricado em aço inoxidável, modelo mais utilizado por profissionais de manicure. O modelo possui lâminas maiores que os outros modelos.
  • Modelo 772Modelo profissional com “cabo longo”. É altamente indicado para quem possui mãos grandes.
  • Modelo 522Modelo mais vendido do mundo e, por isso, é largamente encontrado em farmácias. Possui um redutor de atrito, dando mais precisão no manuseio. É fabricado em aço carbono forjado e niquelado.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Danila Campos (@danila_campos_unhas) em

Lembrando a todo e qualquer pessoa que o alicate de cutículas é destinado a cortar cutículas, não unhas. Ao utiliza-lo para cortar unhas há o perigo de “cegar” o equipamento, além de inutilizá-lo.

Para cortar as suas unhas utilize um aparador de unhas. Este pequeno aparelho possui uma marca famosa e reconhecida pela sua qualidade “trim”.

Lave suas mãos assim que terminar de escalar

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Kim Lindqwister – Climber (@kimlindqwister) em

O magnésio utilizado largamente em academias de escalada e locais de escalada (além de muitos box de Crossfit) funciona bem para melhorar a performance na escalada e durante os exercícios, pois ajuda a secar o suor das mãos.

Entretanto, se deixarmos por mais tempo do que a sessão de escalada ou treinamento, o processo de desidratação contínua irá ressecar a pele das mãos. Uma pele ressecada está mais sujeita a pequenas rachaduras ou até mesmo aparecer feridas que podem prejudicar o rendimento em uma escalada.

O processo de desidratação contínua faz com que a pele perda elasticidade. Muito mais que uma questão estética, é ruim para o desempenho do escalador. Portanto, lavar as mãos assim que terminar a sessão de treino, ou mesmo após sair do local de escalada, é uma questão estratégica para garantir a saúde da pele das mãos.

Hidrate a pele com produtos sem álcool

Depois de uma sessão de escalada e lavar as mãos, antes de dormir procure aplicar algum creme hidratante e recuperador. Preferencialmente escolha produtos sem álcool. Isso porque se tiver com a pele sensível, o álcool irá irritar ainda mais a sua pele.

Existem diversas marcas que se dizem especializadas voltada para o público de escalada. Tenha em mente que não existe produto milagroso. Muitos destes produtos exigem que além do uso do produto, os cuidados de limpeza também devem ser feitos. Caso não queira apostar nos “cremes naturais para escaladores”, ou mesmo não conseguir achar algum deles para comprar próximo de onde está, opte por produtos à base de Rosa Mosqueta. O Óleo de Rosa Mosqueta ajuda a atenuar cicatrizes e rugas, nutrindo profundamente a pele.

Um estudo científico feito pela Universidade de Brasília mostrou que o óleo de rosa mosqueta possui alto poder de tratamento de feridas abertas e cicatrizes, mesmo na preparação pré-operatória de feridas. Portanto, produtos que possuem este elemento como ase são excelentes para a regeneração de tecidos e crescimento celular. Mantendo a pele hidratada, ele ficará flexível, firme e elástica, evitando o desgaste.

Beba água

É muito importante que o atleta sempre esteja bebendo muita água. Esta estratégia é para também hidratar o corpo inteiro.

A presença de mãos descascando é um sinal de má hidratação.

Evite contato direto com produtos químicos

Ao manusear qualquer produto químico, como Água Sanitária, sabão em pó, detergente, ou outro elemento químico, procure utilizar luvas.

Produtos de limpeza são muito abrasivos e agridem fortemente as pele.

Tratamento

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Larissa (@laryarce) em

Se já possui uma ferida, como um calo aberto, ou ralado, uma bolha, procure tratar o problema imediatamente. Lembre-se: problemas que “vão embora sozinhos”, acabam voltando acompanhados.

Para aprender a não postergar os problemas, pensando que Deus irá se encarregar por tudo, o truque é preencher os primeiros lugares da lista de tarefas a serem feitas com os itens mais importantes. Se a escalada é importante para você, então saiba que não cuidar de problemas na pele irá afetar diretamente na sua performance. Portanto, para seguir escalando:

  • Enxágue e desinfete a ferida: Este passo é importante para que a ferida se cure mais rápido. Deverá repetir sempre que terminar uma sessão de treinamento.
  • Espere que a ferida deixe de sangrar: Controle a ansiedade de continuar a escalar ou a treinar. A melhor estratégia é atuar no problema para poder continuar a treinar depois. Procure beber água e esperar que a ferida pare de sangrar. Caso tenha optado por apenas colocar um esparadrapo para postergar a resolução do problema, logo ele irá cair.
  • Use esparadrapo: O esparadrapo transpirável (verifique se o produto que usa é transpirável) sobre uma ferida permite seguir a sessão de treinamento. Mas somente deve ser aplicado se estiver a área relativamente seca e limpa.
  • Não use cola: Alguns escaladores usam cola (como super bonder) para que o esparadrapo cole melhor na mão. Às vezes direto na ferida, para evitar o sangramento. Este método é completamente insalubre e afeta a regeneração da pele.

Freeman é o mais importante site sobre escalada e esportes de montanha do México e organiza o mais assistido festival de filmes outdoor da América Latina

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.