Crítica do Filme “Zembrocal – Back to Reunion Island”

Zembrocal-Poster

Uma das etapas mais importantes de qualquer ser humano é o momento que deixa de viver na casa dos pais, e assim ingressa oficialmente na vida adulta quando decide morar sozinho.

Este caminho é percorrido por todos, alguns mais tarde, outros mais cedo pelos mais diversos motivos.

Entretanto a volta para casa , ou até mesmo à cidade onde vivemos parte de nossas vidas, é uma experiência única e  solitária.

Partindo deste tipo de ideia foi realizado o filme “Zembrocal – Back to Reunion Island”, que é uma espécie de uma biografia da escaladora Caroline Ciavaldini, e que também serve para apresentar as Ilhas Reunião para escaladores de todo o mundo.

Esta ilha conhecida como “Reunion Island” é uma colônia francesa localizada a oeste de Madagascar e próximo às Ilhas Maurícia.

Com relevo e vegetação únicos, possui belezas e atrações turísticas pouco conhecidas e divulgadas por quem procura turismo de aventura.zembrocal-1

Tendo a oportunidade de voltar à sua terra natal Caroline Ciavaldini teve a ideia de conquistar uma via em um dos lugares mais selvagens da Ilha e para isso convidou escaladores pesos pesados como Sam Elias, James Pearson, Jacopo Larcher e Yuji Hirayama para ajuda-la.

Após uma pequena introdução de sua vida e carreira de escaladora de competições, a produção foca quase que exclusivamente na expedição e nas dificuldades de aberturas de uma via.

Este tipo de abordagem já foi inclusive explorada em produções nacionais como “Harmatan” e “Dias de Tempestade“, que procuram documentar como é a tensão e dificuldades de uma conquista em lugares inóspitos vistos de dentro da expedição.

Próximo ao seu final, “Zembrocal – Back to Reunion Island” volta a ser mais intimista, com assuntos mais intimistas de Ciavaldini como a morte de sua mãe e sua vida após a tragédia pessoal.

zembrocal-7

Ao seu final fica evidente que o filme possui duas partes distintas, e que poderiam ser facilmente exibidas separadamente uma da outra, pois não são conectadas de forma alguma uma à outra.

Os momentos de cenas de escalada foram muito bem filmados, passando a tensão e dificuldade na medida certa, e evidenciando que por mais glamouroso que possa parecer uma conquista de vias nem sempre é algo corriqueiro e fácil de realizar.

zembrocal-6Porém utilizar o próprio trailer do filme para funcionar como introdução soa como uma improvisação que não deu certo, pois toda a carreira da escaladora não foi explorada ficando muito superficial a história neste ponto.

Enquanto muitos filmes de escalada sofrem com o mal do “apego às imagens”, “Zembrocal – Back to Reunion Island” possui o contrário: ausência de material coletado.

Durante certo momento da escalada nem se fala, ou mostra,  Caroline Ciavaldini como se ela estivesse em casa e aparecesse somente quando for conveniente.

zembrocal-5

A produção é mais um bom exemplo de que alguns produtores ainda sofrem para diferenciar o que é uma produção para internet e webséries e filmes para serem comprados para apoiar a produção de filmes outdoor.

Tivesse o filme tivesse o mesmo cuidado que teve em detalhes como mostrar o logotipo do patrocinador em também aprofundar na protagonista seria um filme diferenciado mas é apenas um vídeo entretenido que se esquece assim que passam os dias.

Nota da Revista Blog de Escalada: 

zembrocal-8

zembrocal-4

zembrocal-2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.