Crítica do Filme “Zé do Pedal”

ze-do-pedal-1Há um ditado popular que afirma que “as coisas mais importantes da vida não são as coisas”, pregando o minimalismo e o desapego a posses e que o que deve ser valorizado são as pessoas.

Fosse necessário definir o filme “Zé do Pedal” , em apenas uma frase, esta afirmação resumiria a mensagem existente na produção de Abbas Filmes.

Realizada com recursos obtidos em crowdfunding, “Zé do Pedal” documenta a história do personagem que batiza o filme e tem como hábito utilizar um veículo rústico movido a pedaladas e com o objetivo de percorrer longas distâncias para mesclar turismo e peregrinação.

Procurando focar uma parte de sua viagem em 2010 é mostrada a filosofia de vida simplista do protagonista e como é a ralidade solitária de um personagem único.

No próprio decorrer do filme é explicado quais são seus apoiadores e como elabora os planos de viagem, sem necessariamente ter a aparência de uma propaganda forçada.

ze-do-pedal-3

No filme “Zé do Pedal” o protagonista realizava uma viagem na qual saiu da França, aos pés da Torre Eiffel, até chegar ao estádio da abertura da copa do mundo de 2010 na África Do Sul.

O itinerário incluiu a travessia de quase 14 países dentre os quais Portugal, Espanha, Marrocos, Catar entre outros.ze-do-pedal-2

Somente pela descrição do filme é notável o feito de José, e a natural curiosidade de saber mais de uma figura tão singular.

O diretor Bruno Lima soube aproveitar este interesse mantendo o foco em apenas documentar a personalidade de José, não o feito ou a periculosidade do trajeto.

Neste aspecto é perceptível a sensibilidade dos produtores em realizar uma obra que não somente cobre as aventuras do protagonista, mas sim evidenciar o aspecto da simplicidade de um ser humano em busca de um sonho.

Sem procurar inovar, nem reinventar a roda, muito menos utilizar pirotecnia tecnológica, o roteiro do filme constrói um personagem simples como ele mesmo é, além de emocionar o espectador ao final.

Optando por não ter um final catártico, nem exagero na construção do personagem, o filme “Zé do pedal” segue a mesma filosofia do protagonista: simplicidade e sem complicações.

ze-do-pedal-7

Características sempre presentes em filmes outdoor como fotografia exuberante, trilha sonora impactante e panorâmicas contemplativas não estão presentes no filme, mas graças a um roteiro muito bem dirigido não afeta a qualidade do filme exibido.

ze-do-pedal-8A preocupação com detalhes e o desejo de produzir “Zé do Pedal” possui uma qualidade vista somente nas melhores produções internacionais, sendo forte candidato em todo e qualquer festival que participar dado a empatia que provoca com o público.

Alguns aspectos do filme entretanto não foram muito explicados, como, por exemplo, quem organizou toda a recepção de José ao chegar em Joanesburgo.

Pela volume e frisson esperado pelo protagonista passa uma impressão de que houve falta de informação sobre a divulgação sobre sua viagem.

Este pequeno deslize no roteiro não compromete o filme, pois a história do personagem permanece compreensível a quem já está imerso desde o início.

O filme “Zé do Pedal” consegue ainda levar a um degrau mais elevado a produção de filmes outdoor e já nasce um clássico e, ao mesmo tempo, torna-se uma referência de como deve ser feita uma produção simples mas com conteúdo.

Nota Revista Blog de Escalada: 

O filme “Zé do Pedal” foi exibido no Rio Mountain Festival 2014

ze-do-pedal-6

ze-do-pedal-4

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.