Crítica do Filme “Wainwrights Record Attempt”

A corrida de montanha é , sem dúvida, o esporte de montanha que mais cresce em Wainwrights-Record-Attempt-capapopularidade em todo o mundo.

Junto a este crescimento acontecem certos desafios que fazem com que o ser humano fique muito próximo de seu limite, chegando inclusive à beira da loucura.

Superdesafios como os que Kilian Jornet realizou em correr até o cume de montanhas como o Denali e Aconcágua são sem dúvida surpeendentes.

Procurando seguir a mesma “insanidade” o atleta Steve Birkinshaw encarou o desafio de correr pelos cumes das 404 montanhas do distrito Lake, localizado na Inglaterra.

O filme”Wainwrights Record Attempt” procurou cobrir todo o sofrimento e determinação do atleta neste desafio.

O diretor Alastair Lee procurou manter seu estilo já conhecido de revelar detalhes da história ao longo da exibição e utilizar ao máximo câmeras “in loco” para que o espectador tenha a real sensação de estar entre os personagens da história.

Wainwrights-Record-Attempt-5

O filme documenta desde o início a jornada de Steve Birkinshaw, que tem de correr todos os “Wainwrights” (nome dado a cada montanha da região) em menos de uma semana.

O desafio teve uma logística com grande equipe, que ajudou o atleta a realizar o percurso da melhor maneira, assim como oferecer apoio para evitar lesões ou colapso musculares.

Sem buscar construir um drama de maneira artificial, o filme vai construindo um clima catártico naturalmente em função das escolhas do diretor o qual não se preocupou em esconder a humanidade do personagem.Wainwrights-Record-Attempt-6

No decorrer do filme a decisão mostrou-se sábia e oportuna, pois conseguiu transmitir a real sensação do esforço que o protagonista enfrentou.

Especialmente após Steve Birkinshaw revelar quais eram suas motivações para vencer o desafio, deixa mais angustiante para o espectador o sofrimento e desgaste físico do protagonista.

Optando por imagens mais simples, e muitas vezes com câmeras de resolução mediana, tudo é depositado no roteiro do filme, além do carisma de seu protagonista.

Wainwrights-Record-Attempt-4

Com um final até certo ponto apoteótico, faz com que “Wainwrights Record Attempt” seja uma boa referência a quem acredita que um filme outdoor somente se baseia em imagens bonitas e manobras “radicais”.

Wainwrights-Record-Attempt-3Alastair Lee mostra nesta produção uma outra faceta que estava oculta até então:  o da simplicidade e preocupação com personagens mais comuns e menos heroicos que em suas produções anteriores.

Por ser um filme tão bem construído, e história interessante, cativa até mesmo quem não pratica o esporte.

“Wainwrights Record Attempt” portanto é muito mais que apenas um filme outdoor, é , também, uma ótima opção de entretenimento a todo tipo de público e um exemplo perfeito de que para um bom filme outdoor não importa se é ou não um feito heroico, e sim as pessoas com duas fraquezas e limitações.

Wainwrights-Record-Attempt-2

Nota Revista Blog de Escalada:

O filme “Wainwrights Record Attempt” foi exibido no 1º Festival de Cinema Outdoor Da porta Pra Fora

Wainwrights-Record-Attempt-3

Wainwrights-Record-Attempt-1

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.