Crítica do Filme “Wainwrights Record Attempt”

A corrida de montanha é , sem dúvida, o esporte de montanha que mais cresce em Wainwrights-Record-Attempt-capapopularidade em todo o mundo.

Junto a este crescimento acontecem certos desafios que fazem com que o ser humano fique muito próximo de seu limite, chegando inclusive à beira da loucura.

Superdesafios como os que Kilian Jornet realizou em correr até o cume de montanhas como o Denali e Aconcágua são sem dúvida surpeendentes.

Procurando seguir a mesma “insanidade” o atleta Steve Birkinshaw encarou o desafio de correr pelos cumes das 404 montanhas do distrito Lake, localizado na Inglaterra.

O filme”Wainwrights Record Attempt” procurou cobrir todo o sofrimento e determinação do atleta neste desafio.

O diretor Alastair Lee procurou manter seu estilo já conhecido de revelar detalhes da história ao longo da exibição e utilizar ao máximo câmeras “in loco” para que o espectador tenha a real sensação de estar entre os personagens da história.

Wainwrights-Record-Attempt-5

O filme documenta desde o início a jornada de Steve Birkinshaw, que tem de correr todos os “Wainwrights” (nome dado a cada montanha da região) em menos de uma semana.

O desafio teve uma logística com grande equipe, que ajudou o atleta a realizar o percurso da melhor maneira, assim como oferecer apoio para evitar lesões ou colapso musculares.

Sem buscar construir um drama de maneira artificial, o filme vai construindo um clima catártico naturalmente em função das escolhas do diretor o qual não se preocupou em esconder a humanidade do personagem.Wainwrights-Record-Attempt-6

No decorrer do filme a decisão mostrou-se sábia e oportuna, pois conseguiu transmitir a real sensação do esforço que o protagonista enfrentou.

Especialmente após Steve Birkinshaw revelar quais eram suas motivações para vencer o desafio, deixa mais angustiante para o espectador o sofrimento e desgaste físico do protagonista.

Optando por imagens mais simples, e muitas vezes com câmeras de resolução mediana, tudo é depositado no roteiro do filme, além do carisma de seu protagonista.

Wainwrights-Record-Attempt-4

Com um final até certo ponto apoteótico, faz com que “Wainwrights Record Attempt” seja uma boa referência a quem acredita que um filme outdoor somente se baseia em imagens bonitas e manobras “radicais”.

Wainwrights-Record-Attempt-3Alastair Lee mostra nesta produção uma outra faceta que estava oculta até então:  o da simplicidade e preocupação com personagens mais comuns e menos heroicos que em suas produções anteriores.

Por ser um filme tão bem construído, e história interessante, cativa até mesmo quem não pratica o esporte.

“Wainwrights Record Attempt” portanto é muito mais que apenas um filme outdoor, é , também, uma ótima opção de entretenimento a todo tipo de público e um exemplo perfeito de que para um bom filme outdoor não importa se é ou não um feito heroico, e sim as pessoas com duas fraquezas e limitações.

Wainwrights-Record-Attempt-2

Nota Revista Blog de Escalada:

O filme “Wainwrights Record Attempt” foi exibido no 1º Festival de Cinema Outdoor Da porta Pra Fora

Wainwrights-Record-Attempt-3

Wainwrights-Record-Attempt-1

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.