Crítica do filme “Encordades”

encordadesDurante o filme “Encordades” uma personagem comenta uma passagem da lendaria escaladora Lynn Hill pela região da Catalunha, que historicamente é um lugar com forte pensamento machista, que escutou a seguinte afirmação: “esta via é a que separa os homens das mulheres”.

Como era de se esperar Hill enfrentou o desafio de escalar a via e, para surpresa da comunidade à época, encadenou com a já conhecida facilidade e elegância pela qual sempre ficou conhecida. Este exemplo serve para ilustrar bem o que o filme “Encordades” traz em sua premissa: um filme sobre mulheres que escalam e deixaram qualquer tipo de preconceito para trás.

Assistindo ao filme fica claro também o abismo existente entre a militância hipócrita de “ativistas” de facebook que se dizem feministas e as mulheres que resolveram enfrentar a sociedade a qual viviam na época.

Sem se preocupar em mostrar cada personagem somente pela beleza, e sim pela tenacidade de personalidade e vontade de fazer aquilo que deseja, a produção catalã não somente homenageia as mulheres de maneira inteligente, como também evidencia que para enfrentar o machismo basta ter, entre outras coisas, vontade e uma despreocupação com o que possam vir a falar depois.

encordades-4

Reunindo várias gerações de escaladoras e montanhistas, cada uma adepta a um estilo distinto de montanhismo, o filme “Encordades”, dirigido por Gerard Montero é, ao mesmo tempo, um documentário a respeito da conquista das mulheres dentro do montanhismo, assim como também é uma homenagem a cada uma das personagens ali retratadas.

Não há em nenhum momento do filme apelações com adjetivos para enaltecer a superação de cada personagem. Montero procurou não focar exclusivamente em contar sobre a biografia de cada personagem, e sim saber o que cada uma pensa da escalada, da oportunidade de estar na montanha e em traçar um retrato da mentalidade da comunidade de montanhistas em geral.

Sem adotar um discurso panfletário, mesmo com declarações de cada uma das personagens sobre a eterna disputa entre homens e mulheres, “Encordades” pode ser encarada também como uma obra feminista sem, necessariamente, ser passional e extremistas como as atuais “feminazis”.

encordades-7

A abordagem poética de Montero sobre cada personagem como, por exemplo Carme Romeu, uma das melhores montanhistas da história, mas sem se exceder em elogios e feitos históricos.

A produção, entretanto, tem alguns pontos que podem desagradar o público leigo no assunto, como não apresentar propriamente (com nome e curriculum) algumas escaladoras, nem posicionar o personagem dentro de sua importância histórica. Por saltar de uma personagem a outra muito frequentemente o filme deixa o expectador perdido até a sua metade, e a construção metal de uma linha do tempo que localize historicamente cada uma das escaladoras fica prejudicada.

encordades-6

Ainda assim ao seu término, a homenagem às mulheres escaladoras, personagens históricas e, por que não, à cultura de pensamento de igualdade de sexos dentro dos esportes é realizada com eficiência.

“Encordades” possui uma maturidade que com certeza desagradará pessoas com pensamento binário, mas que trará bom entretenimento a quem realmente aprecia um bom filme e pensamentos pluralistas, e fica evidente que feministas de verdade são as mulheres que escolhem ser protagonistas de suas próprias vidas.

Nota Revista Blog de Escalada: 

O filme “Encordades” está disponível para visualização sob demanda no site do Vimeo.

encordades-8

encordades-5

encordades-3

encordades-2

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.