Crítica do filme “Eden”

eden-5Curiosamente o gênero de filmes outdoor não explora bastante o recurso de homenagear praticantes das primeiras gerações dos esportes que retrata. Existem, claro, algumas produções do gênero que exploraram com habilidade este tipo de proposta como “Valley Uprising” e “Brave New Wild“, quando ambos abordaram as escaladas em Yosemite nos anos 60 e 70. Até mesmo no Brasil filmes como “Cariocando” buscaram eternizar  histórias dos escaladores pioneiros do esporte, mas ainda é uma temática pouco explorada por quem se disponibiliza a realizar um filme.

Apesar dos praticantes ainda procurarem, e produzirem, conteúdo muito centrado neles mesmos, cada qual à sua característica, muitos nomes da antiga geração permanecem esquecidos, ou até mesmo sendo apenas referência em algum tipo de reportagem. Algumas destas muito superficial e fora da realidade do esporte.

eden-4

Procurando fugir um pouco do lugar comum de grunhidos e rock-porn, já está bastante desgastado, o filme “Eden” de Dom Bush, da produtora Land and Sky Media, é uma proposta interessante de como realizar um filme outdoor. A produção procura em toda a sua exibição dar mais profundidade ao documentário, e mesmo mostrando cenas de escalada de dificuldade procura mostrar mais do que a simples masturbação de um grau.

“Eden” é um documentário sobre os escaladores britânicos, dos anos 1970 e 1980, Lamb, Botterhill e Armstrong que fazem parte da história do desenvolvimento do esporte na Inglaterra. Porém durante todo o filme não é colocado dados biográficos descrevendo detalhes de suas infâncias, mas o roteiro foca somente em suas escaladas e de como elas foram visionárias para a época.

eden-2

As histórias são contadas por quem as viveu, e cada diálogo é enriquecido com fotos e detalhes de catalogação de vias (todas na escala inglesa). Há ainda uma repetição de um boulder que é uma espécie de highball de aderência, que retrata qual o nível de habilidade que tinham os escaladores da época.

Várias vias icônicas para a época são repetidas por escaladores habilidosos dos dias atuais, que confirmam a admiração por alguém a ter conquistado com tão poucos recursos.

eden-1

Mesmo com um ritmo mais lento que maioria dos filmes outdoor, e sem uma trilha sonora marcante e saudosista, “Eden” é uma homenagem sóbria de de muito bom gosto de escaladores de uma época cercada de nostalgia. Mas o que merece ser destacado da direção de Dom Bush é a preocupação em não tornar-se excessivamente sentimental, além de deixar claro que a vida é feita de ciclos e fases.

Ao final da exibição é inevitável que o expetador fique emocionado com o que assistiu, e no mínimo motivado a realizar  outras homenagens a tantos outros praticantes anônimos para muitos mas inesquecíveis para quem os conheceu.

Nota Revisa Blog de Escalada: 

eden-3

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.