Crítica do Filme “Between The Peaks”

Between-The-Peaks-1Um dos gêneros mais recentes de filmes é o estilo “road movie”, em que cenários, personagens e histórias vão variando de acordo com o lugar onde os protagonistas vão passando.

Filmes como “Easy Rider”, “Thelma & Louise”, “Y Tu Mama Tambien” e o recente “On The Road” são ótimos exemplos do estilo.

Faz parte do gênero também o amadurecimento dos protagonistas, sendo visível o impacto que a viagem tem sobre eles.

Já em filmes outdoor, a documentação de aventuras de longas viagens que impactam os protagonistas não é tão comum quanto parece, pois preocupa-se muito mais com feitos heroicos do que com viagens em busca de conhecimento cultural e espiritual.

Between-The-Peaks-4

Procurando realizar uma espécie de filme que mistura road-movie, filme outdoor e reality show o filme “Between The Peaks”, que documenta a história de três amigos que saem dos EUA para o Chile para escalar o Monte Aconcágua.

Porém o plano do trio era voltar de carro desde a capital chilena até os EUA, parando em lugares nos quais há trabalhos voluntários para formação de lideranças em comunidades alternativas.Between-The-Peaks-2

Após escalarem o Aconcágua, passam por diversos lugares como Peru, Equador, Costa Rica, Nicarágua e Honduras. Todos sempre nas comunidades alternativas, e trabalhando como voluntários.

Trabalhos voluntários que variam desde cuidar de chinchilas até construir fornos de barro artesanais, passando até mesmo por catar estrume de cavalo para ser utilizado em plantações.

Between-The-Peaks-3

Filmado totalmente em câmeras que possuíam captação de imagens que se assemelhava muito a filmagem recreativa de turistas.

Com um trabalho de edição esta limitação foi contornada, dando ares de um filme propriamente dito.

Between-The-Peaks-6Mesmo tendo um início arrastado e confuso em seu início, mas que acaba fluindo naturalmente a partir de sua metade até  seu final.

Assim como todo “road movie” é nítido como a viagem, e todos os imprevistos que aconteceram, impacta em cada um dos personagens, assim como em seu visual.

Maturidade esta que também impacta na captação de imagens, no linguajar, nas declarações e até mesmo nas reflexões que fazem pelo filme.

O filme “Between The Peaks” parece acabar sem um final propriamente dito, deixando no ar uma sensação de que foi terminado às pressas.

Between-The-Peaks-7

Mas este fato não afeta a qualidade de uma produção que funciona muito mais por documentar 3 amigos amadurecendo e tornando-se propriamente adultos.

Escolhas como a não utilização de trilha sonora e cenas em barraca que poderiam ser cortadas da produção mostram certo amadorismo na entrega do produto final.

Mesmo tendo várias imagens “salvas” por uma edição e direção guiada com qualidade, a quantidade de flashbacks da escalada no Aconcágua confunde bastante no início do filme.Between-The-Peaks-5

O recurso de flashbacks utilizado com muita frequência aliado ao fato de legendas que explicassem ao menos a localização na linha do tempo do filme confunde o espectador, especialmente até a primeira metade.

Um outro ponto que pode ser considerado um escorregão é a ausência de uma explicação mais detalhada da escolha de cada comunidade filantrópica escolhida, deixando confuso e sem justificativa ao especador o porquê da escolha.

“Between The Peaks” é um filme entretenido, mas está longe de ser empolgante e merecedor de várias sessões, pois mesmo com edição excelente ainda continuou com cara de um filme sobre as férias de amigos.

Nota Revista Blog de Escalada:

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.