Costuras de escalada: Tudo aquilo que você sempre quis (e precisava) saber e ninguém contou

A melhor maneira de combater qualquer índice alarmante de acidentes, é com a educação e difusão de conhecimento. Não adiante estabelecer proibições, bater boca em listas de whatsapp, colocar opinião em listas de discussão e assim por diante. O melhor caminho é o da educação e ensino das pessoas. Há, inclusive, um ditado muito antigo que prega que “nesta vida a gente aprende, aprende, aprende… Mas morre burro”.

Em esportes outdoor, seja qual for a modalidade, é imprescindível estar atualizado com os conceitos todo o tempo. Atualizados por livros, sites que divulgam artigos técnicos e, sobretudo, acompanhar o que professores do assunto tem a dizer. Quando a algum conhecimento o argumento “eu acho”, pode custar a sua vida ou a de um indivíduo.

Uma das pessoas mais prestigiadas quanto ao ensino de montanhismo em todo o mundo é o espanhol Pedro Partal. Seu canal de vídeos no YouTube, é dos mais populares e seus vídeos possuem um volume de visualizações de fazer inveja a qualquer youtuber. Grande parte de seu conteúdo é sobre artigos técnicos de escalada, todos educativos e bastante claros a respeito de vários assuntos.

No final da semana, Partal publicou um vídeo completo no qual disseca um assunto bastante debatido por escaladores: costuras de escalada. O vídeo no topo do artigo possui pouco mais de 19 minutos e, mesmo estando em espanhol, serve de excelente referência a quem deseja ter um conhecimento de credibilidade e propriedade.

Partal mantém um site sobre segurança em montanha, o qual é referência.

Costuras de Escalada

As costuras, em português do Brasil, é o nome dado ao conjunto formado por mosquetões e uma fita costurada que os une. Este equipamento, que suporta até 2.200 kg, é utilizado para que o escalador, enquanto realiza uma progressão na via, passar a corda por um dos mosquetões para se proteger.

Um dos mosquetões da costura, com gatilho reto, é projetado especialmente para ser passado pela chapeleta (ou grampo P). O outro mosquetão da costura, com gatilho curvo, é para que a corda passe por ele.

Aqui na Revista Blog de Escalada, há um grande número de artigos sobre o assunto de uso das costuras de escalada. Caso necessite de mais ajuda quanto ao tema, não dixe de ler os artigos abaixo:

Veja ilustração para usar corretamente as costuras de escalada

O inimigo oculto: O desgaste de um mosquetão poderia cortar uma corda de escalada?

Avaliação costura de escalada Rocky – Simmond

Uso de costuras: De que lado tem de estar o gatilho do mosquetão?

Como evitar o perigo do giro do mosquetão em grampos tipo “P”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.