Japoneses dominam terceira etapa da Copa do Mundo de Escalada em Chongqing

A terceira etapa da Copa do Mundo de Escalada, realizada em Chongqing (China), foi amplamente dominada por atletas da seleção do Japão. Kakoro Juji, no boulder masculino, e Akiyo Noguchi no feminino, foram os grandes vencedores da etapa realizada no último final de semana. Uma das maiores atletas do momento, a eslovena Janja Garnbret, assim como a britânica Shauna Coxsey e a suíça Petra Klingler, não participaram desta etapa.

O pódio masculino foi composto pelo canadense Sean McColl e o russo Alexey Rubtsov. O pódio feminino foi composto pela também japonesa Miho Nonakae pela sérvia Stasa Gejo. Gejo é a atual campeã europeia de escalada.

Foto: IFSC/Forrest Liu

O ranking do IFSC após três etapas confirma o amplo domínio de Japão e Eslovênia, tanto no masculino quanto no feminino. Observando a distribuição de atletas por nacionalidade, a previsão de chances para sul-americanos fica por conta do torneio continental, o qual classificará apenas um homem e uma mulher para competir nas olimpíadas de Tóquio 2020.

No masculino o japão classificou nada menos do que sete atletas às semifinais, mas apenas um conseguiu chegar (e vencer) às finais. A etapa asiática da Copa do Mundo de Escalada do IFSC continuará no próximo final de semana, que será realizado na cidade chinesa de Tai’an.

Foto: IFSC/Forrest Liu

Raking

Colocação Nome País
¹º Akiyo Noguchi Japão
Miho Nonaka Japão
Janja Garnbret Eslovênia
Shauna Coxey Inglaterra
Petra Kingler Suíça
Katja Kadic Eslovênia
Fanny Gibert França
Stasa Gejo Sérvia

Foto: IFSC/Forrest Liu

Colocação Nome País
¹º Tomoa Narasaki Japão
Aleksei Rubtsov Rússia
Jongwon Chon Coréia
Kokoro Fujii Japão
Jernej Kruder Eslovênia
Jakob Schubert Áustria
Yoshiyuki Ogata Japão
Rei Sugimoro Japão

Foto: IFSC/Forrest Liu

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.