Vitória de Alex Megos e domínio de eslovenos marca etapa de Copa do Mundo na França

A nona etapa da Copa do Mundo de Escalada (a terceira de vias guiadas), realizada na cidade francesa de Briançon foi amplamente dominada por escaladores da Eslovênia. Com um aproveitamento de 57% na categoria feminina e 33% na masculina, o país vêm provando que é uma das grandes potências mundiais do esporte.

O escalador alemão Alex Megos foi o grande destaque da etapa, conseguindo sua primeira vitória da carreira em uma Copa do Mundo de Escalada.

A etapa contou com baixa presença sul-americana, totalizando 10 atletas (5 homens e 5 mulheres), sendo grande parte dos representantes do continente a delegação brasileira. Mesmo com menos atletas que na etapa passada em Chamonix, os atletas não conseguiram chegar às semifinais da competição. A importância de atletas classificados para uma semifinal da Copa do Mundo de Escalada, deve-se ao fato de que estes, de um total de 25, possuem a real chance de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Com um total de 150 atletas (84 homens e 66 mulheres) oriundos de 22 países diferentes, teve a maior delegação da França (10 homens e 10 mulheres) e Japão (8 homens e 4 mulheres). Mas com um aproveitamento espantoso, a Eslovênia levou 10 atletas (3 homens e 7 mulheres), classificando nada mais que 6 atletas às semifinais, dos quais 5 chegaram às finais. Metade dos atletas da categoria feminina eram eslovenas, em um aproveitamento de 57% da delegação. Na final masculina chamou a atenção a variedade de nacionalidades, conseguindo somente a França classificar dois atletas, com 7 países diferentes.

Os europeus marcaram presença no pódio em quase todas as posições. A eslovena Janja Garnbret venceu na categoria feminina, e o alemão Alex Megos venceu no masculino. Esta foi a primeira vitória em uma etapa de Copa do Mundo de Escalada para o alemão. A eslovena, entretanto, se firmou como o grande nome do esporte da atualidade, sendo facilmente apontada como uma das favoritas à medalhe de ouro nos Jogos Olímpicos do Japão.

Somente no ano de 2018, esta foi a segunda vitória em etapas de vias guiada, além de outra vitória em uma etapa de boulder. Ainda em 2018 Garnbret possui um segundo lugar em Chamonix e segundo lugar em boulder em Meirigen (Suíça). A todo, desde 2017 quando começou a competir na categoria adulto, já somou 10 primeiros lugares.

Os sul-americanos melhores colocados foram a brasileiro César Grosso (65º de 84) no masculino e a argentina Valentina Aguado (40º de 66). As atletas da delegação brasileira feminina ficaram entre as últimas colocações ao final da competição.

Ao final da oitava etapa da Copa do Mundo de Escalada, o pódio na categoria feminina ficou com a eslovena Janja Garnbret em primeiro, a austríaca Jessica Piltz em segundo e a belga Anak Verhoeven em terceiro. As principais vencedoras das etapas de boulder, as japonesas Akiyo Noguchi e Miho Nonaka não participaram desta etapa. A grande sensação da competição foi novamente a jovem norte-americana Ashima Shiraishi que ficou em 4º com apenas 17 anos de idade.

Na categoria masculina o alemão Alex Megos, de apenas 22 anos de idade, foi o vencedor, seguido pelo francês Romain Desgrandes em segundo e o esloveno Domen Skofic em terceiro.

Muitos atletas que treinam e se preparam em campeonatos com route setters alinhados com conceitos modernos implantados pelo IFSC flertaram com as últimas colocações na colocação. Ao que parece o estilo é mais apreciado pelos atletas europeus, que conseguiram classificar para as semifinais em grande número.

A próxima etapa será realizada no final de semana, na cidade italiana de Arco.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.