Contração muscular: como seu músculo trabalha

A teoria mais aceita sobre como ocorre a contração muscular é a Teoria dos Filamentos Deslizantes.

Para compreendê-la é necessário conhecer a estrutura do músculo e da fibra muscular, ilustradas pelas imagens abaixo.

Na Teoria dos Filamentos Deslizantes, os filamentos de actina e a miosina, deslizam uns sobre os outros e o resultado é a contração muscular.

O vídeo tem pouco mais de 1 min e ilustra como ocorre a contração. Apesar de estar em inglês é muito fácil de ser entendido.

Fonte: http://www.fiqueinforma.com/musculacao/contracao-muscular-como-seu-musculo-trabalha/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There is one comment

  1. Denise Carceroni

    Oi Luciano!Obrigada pelo link! Adorei seu blog e vou continuar passando por aqui. Trabalhei durante quase três anos na Casa de Pedra e já dei aulas de escalada para crianças e deficientes visuais. Não escalo há mais de um ano e sinto muita falta, quem sabe me animo e volto.Um abraçoDenise Carceroni

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.