Conselho Executivo do COI aceita proposta para Paris 2024 de novo formato olímpico de escalada

O Conselho Executivo do COI aceitou a proposta de novos esportes para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, que será realizado em Paris, e apoiou a recomendação de incluir escalada esportiva, breakdance, surfe e skate como novos esportes. “Todos esses quatro esportes propostos estão claramente de acordo com a Agenda Olímpica de 2020. Eles contribuem para tornar o programa dos Jogos Olímpicos mais equilibrado, mais jovem, mais urbano e termos de gênero. Eles oferecem a oportunidade de se conectar com a nova geração”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

Bach também afirmou que “enquanto se aguardar o resultado da sessão do COI de 24 de junho, é importante salientar que os esportes serão incluídos provisoriamente. A decisão final deve ser tomada apenas no final de 2020”. De acordo com Tony Estanguet presidente do COL de Paris 2024, os novos esportes fomos guiados por três princípios: sustentabilidade, diálogo com os jovens e modalidades que refletem a identidade de Paris 2024. Breakdance e escalada esportiva apareceram como eventos de medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018, enquanto o skate, escalada esportiva e o surfe farão sua estreia no programa olímpico de Tóquio.

Pela nova proposta, a contagem de atletas de escalada esportiva aumentaria de 40 em Tóquio para 72 em Paris. Desta maneira haveria o aumento do número de medalhas e contagem de atletas. Para a escalada o comitê propôs dividir atletas e medalhas da seguinte forma:

  1. Velocidade (16 homens + 16 mulheres) (ouro, prata, bronze)
  2. Vias guiadas/ boulder (combinados) (20 homens + 20 mulheres) (ouro, prata, bronze)

O comitê organizador de Paris 2024 espera que 248 atletas participem dos Jogos nos quatro esportes adicionais, encaixando no limite de 10.500 atletas estipulado pelo COI.

A proposta será apresentada à 134ª Sessão do COI no dia 24 de junho em Lausanne, Suíça. Caso seja aprovada, a escalada esportiva será exibida nos Jogos Olímpicos de Verão pela segunda edição consecutiva.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.