Conselho Consultivo da Gruta Rei do Mato é oficializado e escalada fica perto de ser autorizada

Foto acima: http://rocksupplier.blogspot.com.br/

Um dos grandes centros de escalada esportiva em rocha calcária, a Gruta Rei do Mato localizada no município de Sete Lagoas-MG deu mais um grande passo para ter a escalada autorizada no local.

As escaladas na Gruta Rei do Mato foram suspensas após o local ter sido declarado Unidade de Conservação de Proteção Integral em 2009.

Os conselhos consultivos nas unidades de conservação são instrumentos para garantir o relacionamento entre a sociedade e as mesmas.

A FEMEMG (Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais) já havia conseguido uma vaga de titular no conselho e considera que há forte possibilidade de ser ouvida nas decisões da gestão, além de ter espaço para expor necessidades e, consequentemente, lutar pela reabertura dos acessos para a escalada e o montanhismo.

No caso da Gruta Rei do Mato, a AME (Associação Mineira de Escalada), que faz parte da FEMEMG, mantém as negociações para reabertura do local desde que foi fechado em 2009.

A formalização do conselho consultivo indica que legalmente a unidade de conservação está andando para frente e a FEMEMG espera em breve selar a volta da escalada para a Gruta Rei do Mato.

O passo para a liberação da Gruta Reido Mato é um resultado de muita conversa da AME com o IEF e recentemente a FEMEMG foi convidada a participar do conselho consultivo de algumas Unidades de Conservação, o que já mostra a disposição do próprio IEF de regulamentar e incentivar o montanhismo nesses locais.

Participaram desta passo para a liberação da Gruta Rei do Mato Caca, Lugoma e Pedrinho (que começaram todo o processo das negociações há alguns anos) além de Fabíola Delaretti, Ricardo Ribeiro e Henrique Barcelos que correram atrás dos trâmites e se disponibilizaram a representar a nossa comunidade no conselho.

Para saber um pouco mais dos conselhos em unidades de conservação acesse http://www.icmbio.gov.br

Colaborou com este artigo Rafael Gribel

Foto: Gustavo Baxter

Foto: Gustavo Baxter

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.