Conheça os acessórios fundamentais e indispensáveis para foto ou vídeo outdoor de qualidade

A partir do momento que alguém possua uma câmera digital ele é potencialmente um fotógrafo. Obviamente que apenas por ter uma câmera fotografia não transforma esta pessoa em um profissional da área. Para isso é necessário muito mais que um equipamento caro. Ser o fotógrafo da viagem não necessariamente irá torna-lo um profissional da área, nem credencia ninguém a sair distribuindo cartões como tal.

Porém todos gostam de fotografia e, se possível, conseguir aprimorar técnica e faro nos amigos quando sai para alguma atividade outdoor. Desde fotos clichês de nascer e pôr do sol, lua cheia, céu estrelado poses de yoga no topo da montanha, até mesmo alguma coisa mais elaborada são admirados por todos os praticantes de atividades de natureza.

Mas com uma câmera DSLR ou um smartphone você também precisa de alguns acessórios que melhoram a qualidade de suas fotos ou videos.

Tripé ou monopé

Para tirar fotos sem tremer, especialmente da lua e estrelas, é necessário um tripé. Para filmar um monopé é indispensável. Imagens estáveis valorizam o conteúdo documentado. No mercado existem várias marcas com preços e qualidades variados.

Os tripés mais profissionais são muito eficientes e suaves no movimento. Mas também possuem uma característica que pode incomodar: o peso. Para carregar um tripé, ou monopé, pesado do porta mala do carro até uns 200 metros é algo viável. Mas imagine uma travessia de vários dias com um objeto pesado a mochila.

Portanto deve-se chegar a uma escolha de um tripé que seja leve, com boa durabilidade e, se possível, de qualidade profissional. Se você é algum youtuber aconselho procurar um “pau de selfie”.

Kit de limpeza

Quando está em contato com a natura muito provavelmente haverá ventos e poeira que irão sujar o equipamento. Uma situação muito diferente de um estúdio fotográfico, que é um ambiente muito mais controlado. Por isso, especialmente quem irá utilizar uma máquina DSLR, um kit de limpeza é mandatório.

Variações de temperatura, ventos e chuva podem sujar bastante uma câmera e um kit de limpeza pode facilitar a vida do fotógrafo, seja ele amador ou profissional.

Filtros e polarizadores

Para quem deseja um visual mais profissional deve considerar a utilização de filtros UV e até mesmo polarizadores. Eles irão reduzir a incidência de raios UV e proteger as lentes de algum acidente inofensivo.

Os filtros também protegem a lente de poeira, sujeira e arranhões.

Tampa de lente extra

Esquecer coisas pelo caminho é muito comum. Ainda mais se tiver gravando muitas coisas de muitas pessoas. O item que mais parece sumir é a tampa da lente. Por isso carregue sempre consigo uma tampa extra, para o caso de alguma sumir.

Esta tampa extra protege a sua lente no caso de um azar gigantesco.

Microfone

Para uma otimização do som, para que pareça mais profissional, opte por ter microfones para a captação. Os preferidos dos fotógrafos são: microfones de lapela e o shotgun DSLR. O resultado final de uma filmagem fica muito mais profissional.

Os microfones servem para isolar o barulho que o vento faz durante algumas filmagens na montanha.

Baterias extras

Antes de sair de casa planejando fotografar a todos, lembre-se de ter sempre uma bateria extra. A sua bateria extra será muito útil quando no melhor momento você for avisado de que a bateria está acabando. Mesmo para celulares há capas com baterias extras que aumentam o funcionamento útil do seu aparelho.

A dica da bateria extra serve para câmeras DSLR, GoPro, smartphones, etc.

Cartão de memória extra

A mesma lógica da bateria extra também funciona para os cartões de memória.

Considere, por exemplo, para uma travessia, um cartão de memória por dia. Assim terá espaço suficiente para filmar gravar e captar os melhores momentos de uma viagem.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.