Conheça o Gaia Natura: O projeto fotografico de nu artístico em trilhas no interior de Minas Gerais

Uma das ramificações dos estilos de fotografia é o nu artístico. O objetivo principal deste tipo de linguagem visual é trabalhar a composição fotográfica e outros elementos artísticos da fotografia. Entretanto, como algumas pessoas possuem preconceito com o corpo humano, sob qualquer forma, acabam por torcer o nariz com qualquer projeto desta espécie e desmerecer o estilo.

O universo outdoor parece convidar a fotógrafos e modelos a buscar explorar este estilo de fotografia. Um exemplo de sucesso, o qual foi divulgado com exclusividade em 2016 pela Revista Blog de Escalada, é o trabalho da fotógrafa mineira Jô Magalhães. Em seu projeto apenas escaladoras foram o alvo de suas lentes. O sucesso foi instantâneo e, como não poderia ser diferente, teve vários desdobramentos. Nos EUA o fotógrafo Tyler Shields, com seu projeto Sirens, também abordou o tema sob uma nova ótima e virou referência.

Juliano Rodrigues

Agora chegou a vez do fotógrafo mineiro Juliano Rodrigues explorar o nu artístico, desta vez em trilhas e caminhos no interior de Minas Gerais. Desde 2016 o fotógrafo colocou em prática uma ideia que tinha:  realizar um ensaio sensual e nu em alguma estrada de Minas Gerais. A inspiração veio de trabalhos que acompanhou no mesmo estilo  em estradas de outros estados e países. Rodrigues sentia falta de também homenagear o estado que mora. Assim nasceu o Gaia Natura.

Junto com um amigo, também fotógrafo, procurou modelos e localidades que encaixariam no seu projeto. Inicialmente convidou três modelos as quais tinha trabalhado anteriormente. Para sua surpresa as garotas toparam rapidamente e sem pensar muito. O local escolhido era a Serra do Cipó e a estrada do caminho de Belo Horizonte para Lapinha da Serra. Logo após o ensaio postou os resultados em redes sociais obtendo um retorno acima do esperado. Recebeu à época muitos elogios e parabenizações pela inciativa e ideia.

Como se fosse um alinhamento de planetas, logo após este ensaio, foi procurado por mais modelos interessadas em realizar o mesmo tipo de trabalho. Vislumbrando a oportunidade de consolidar um projeto autoral, criou um perfil no Instagram. Pela qualidade de seus trabalhos postados na rede social cada vez mais modelos o procurou para participar do projeto, grande parte com experiência no que ele mesmo chama de “ensaio sensual”.

Foto: Juliano Rodrigues

O próprio Juliano Rodrigues declara que suas modelos “São modelos corajosas e com total disposição pois, além de ficarem nuas em locais externos, passam também por adrenalina como trilhas, automóveis passando pelas estradas no momento das fotos e muito mais”. Para quem estiver interessado em participar do projeto, mas tiver algum receio, Juliano avisa que o projeto Gaia Natura não possui padrão de beleza e o fotógrafo também detalha que as sessões variam muito. Algumas possuem quatro pessoas participando, outras são realizadas com apenas uma. A disposição é o principal requisito.

O fotógrafo tem ficado cada vez mais surpreendido pela procura e aceitação do público. O artista sabe que trabalhar com nu sempre está em linha tênue entre aceitação e polêmica. Mas com a receptividade que vem obtendo, afirma que “me motiva cada vez mais a continuar a minha jornada com o projeto e meu trabalho”. Ao falar mais sobre o projeto Gaia Natura, Juliano Rodrigues afirma que sempre admirou a fotografa sensual e nu, a natureza e o estado de Minas Gerais. E o seu projeto é a união de todos estes elementos.

Foto: Juliano Rodrigues

Desde a criação do projeto Gaia Natura, que faz um ano esta semana, foram realizados nove ensaios e já posaram para suas lentes um total de 17 modelos. Dentro de seu projeto os locais visitados foram: Serra do Cipó/Lapinha da Serra, Rio Acima, Nova Lima, Ipoema, Lagoa Santa, Catas Altas, Jaboticatubas, Nova Lima e Rio Acima. Todas localidades no estado de Minas Gerais.

O nome do projeto, Gaia Natura, vêm de uma sugestão de seu amigo Vinny Gomes que escolhei palavras do Latim: Gaia (Deusa da Terra) para representar as modelos e Natura (Natureza) para simbolizar a natureza.

Quando perguntado sobre planos futuros Juliano Rodrigues afirma que “Espero continuar por muito tempo com o projeto e tendo mais contato  modelos para a realização de novos ensaios”.

Para saber mais sobre o projeto: https://www.instagram.com

Foto: Juliano Rodrigues

Foto: Juliano Rodrigues

 

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.