Conheça Mário Firmino – o montanhista que percorre costões descalço

Mário Firmino é um brasileiro cuja sua filosofia é usar a capacidade, e os limites do corpo e da mente, para superar os  obstáculos de uma trilha usando apenas as mãos e pés, e em alguns casos recursos encontrados no ambiente, para praticar o montanhismo.

Mário César Firmino é “manezinho da ilha” (natural de Florianópolis) e não utiliza cordas para subir ou descer em suas trilhas e quando é necessário tira as camiseta e faz dela uma corda.

Firmino utiliza ainda em passagens o próprio corpo para fazer ponte,  desenvolveu o que chama de “GPS mental” de  percepção espacial, no qual se localiza através de ventos, sons e copas de arvores.

Foto: Acervo Pessoal Mario Firmino

Foto: Acervo Pessoal Mario Firmino

A sua área preferida de prática de montanhismo é em costões no estado de Santa Catarina.

Na sua prática aprendeu a ler a natureza, e em algum de seus passeios pelos costões em opta por levar algumas pessoas, mas esta é um acontecimento raro.

Mas por opção não costuma levar ninguém para o acompanhar, pois os riscos são enormes, além de reconhecer que por ser uma prática diferente de uma escalada em parede vertical, nos costões há pedras molhadas pela maresia que torna tudo mais perigoso.

Foto: Acervo pessoal Mario Firmino

Foto: Acervo pessoal Mario Firmino

Há ainda passagens em seu currículo de passeios em falésias nos quais é necessário saber fazer a contagem das ondas para conseguir passar, ou até mesmo escalar por dentro.

Algumas vezes tem de andar por cima dos Gravatás (planta  típica das encostas) as quais possuem muitos espinhos, mas Mário Firmino desenvolveu uma técnica de pisar e não se machucar.

A alguns anos Firmino entrou para a equipe de montanhismo Tiamat, onde acompanha expedições para várias montanhas do Brasil. Detalhe: Sempre descalço.

Descalço já fez, por exemplo, a Travessia Petrópolis-Teresópolis e Serra Fina.

Foto: Gabriel Luz

Foto: Gabriel Luz

firmino-montanhista-descalço

Foto: Acervo Pessoal Mario Firmino

There is one comment

  1. Cecilia

    Conheci o Senhor Mario C Firmino e realmente uma pessoa espetacular, inteligente, educado, culto e realmente tem muita energia e cuidado com as pessoas que conduz em suas trilhas e travessias .
    Recomendo sempre ele quando alguém me questiona se conheço alguém para conduzir na ilha de Floripa.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.