Conheça mais sobre a Turo – O AirBnB de aluguel de carros (incluindo motorhomes)

A menos que estivesse em coma nos últimos cinco anos, deve ter escutado mais de uma vez alguém citar plataformas de serviços como Uber (que visa competir com Táxis) e AirBnB (que visa competir com o a rede hoteleira). Polêmicas à parte, estes dois serviços vêm ganhando popularidade cada dia mais por causa de sua praticidade e, principalmente, preço final ao consumidor.

Por ser uma excelente alternativa de complemento de renda para quem procura fazer parte e, claro, uma incrível oportunidade de abaixar consideravelmente os custos de uma viagem a qualquer lugar do mundo. Há analistas que apontam como tendência mundial este tipo de eliminação de intermediários, outros nem tanto. Este artigo não tem nenhuma ambição de prever o futuro.

Foto: https://turo.com/adventures

Até porque se alguém a 12 anos atrás, pouco antes das redes sociais e uso intensivo de smartphone, conseguisse previr o surgimento de serviços como AirBnB e Uber seria motivo de chacotas. Repare que até mesmo veículos de comunicação obsoletos, como revistas e jornais impressos, foram deixando de existir com o tempo.

Alguns reclamam deste sumiço, mas lembro o leitor que quando as fitas cassete, ou mesmo o videocassete, sumiram de circulação ninguém reclamou com nostalgia. Por isso que há veículos impressos que ficaram parados no tempo e vivem apenas de traduções, sem conter conteúdo próprio de qualidade e relevância, estão fechando as portas todos os dias.

Ficando na esfera de turismo e viagens, especialmente os de transporte e hotelaria, os estabelecimentos que exploravam este nicho estavam acomodados com a sua reserva de mercado. Não havia concorrência para táxis e também não havia ninguém que ameaçasse o funcionamento da rede hoteleira (hotéis, motéis e pousadas).

De repente apareceram duas empresas com ideias simples as quais permitiram que esta redoma de vidro, chamada reserva de mercado, pudesse ser rompida. Desde então quem está ameaçado, claro, procura apenas destruir a nova tendência e não melhorar o próprio serviço e preço oferecido ao cliente.

Na mesma linha das já estabelecidas Uber e AirBnB existe agora Turo. A quem ameaça esta empresa? As companhias de aluguel de carros. Sim, você leu certo, há uma espécie de AirBbB de carros.

Desta maneira, a partir de uma plataforma própria, pessoas podem disponibilizar seu próprio veículo para alguém. Assim se você estiver viajando para um lugar, como por exemplo o estado americano da Califórnia, e não quiser alugar um carro, pode utilizar o serviço da Turo.

Foto: https://turo.com/adventures

Sim, mas qual a vantagem? Além do preço, que é muito mais amigável que qualquer rent a car existente na internet, é possível alugar um modelo único. No catálogo da empresa há mais de 800 modelos diferentes de automóveis disponíveis para alugar.

Desta maneira o cliente pode, de acordo com a sua preferência, alugar uma Ferrari, Porshe ou, no caso de algum turista outdoor, uma kombi ou motorhome. Para resumir: modelos de automóveis que não são encontrados em locadoras de automóveis como Avis, Hertz, Localiza, Unidas, etc.

A empresa, que foi fundada no ano de 2010, atualmente possui quase 3 milhões de usuários cadastrados com mais de 120.000 veículos distribuídos em pouco menos de 5.000 cidades nos EUA. Por enquanto a empresa opera somente em solo americano, mas nada impede que em breve se expanda para outros lugares do mundo.

A grande vantagem do Turo é a conveniência em conseguir alugar um automóvel muito mais parecido com o próprio estilo de vida. Pois alugar um motorhome, mesmo que usado, por um preço razoável é o sonho de qualquer turista outdoor. Fazendo uma comparação de preços é nítida a discrepância entre os automóveis de uma rent a car clássica: média de 30% mais baratos.

Foto: https://turo.com/adventures

A empresa também ajuda os donos dos automóveis a realizar possíveis pequenos reparos no veículo além de garantir um seguro a ele. Ainda com pouca divulgação pelos veículos de comunicação a Turo reservou uma parte de seu site para que seus clientes relatassem suas experiências com o serviço oferecido pela empresa. No blog da empresa é possível ver diversos relatos de pessoas, em sua grande maioria jovens, em road trips e viagem de férias ou negócios.

O motorhome que ilustra a foto da capa deste artigo é um Volkswagen Vanagon 1983, de propriedade de Mike (o sobrenome não foi fornecido) e custa US$ 195 o dia. Lembrando que com um motorhome é possível gastar um valor nulo de hospedagem.

Foi exatamente assim que o americano Bryan B e sua namorada Alyssa pensaram ao arriscar o serviço da Turo e viajar pelo interior dos EUA. Outro americano Alex Von B preferiu uma campervan, e pagou módicos U$ 120 por uma Toyota Tundra 2007 e viajou pelo litoral do estado da Califórnia.

Foto: https://turo.com/adventures

Caso você não seja apaixonado por veículos vanlife, há outras opções bastante razoáveis a preços bem atrativos como o Alpha Romeo 4c eu pode ser alugado por US$ 169,00 o dia.

A esperança de que a sustentabilidade do negócio se consolide e se expanda para outros países. Assim como o modelo de negócios foram revolucionados com Netflix, Amazon, Uber e AirBnB há a esperança de que Turo faça o mesmo para o aluguel de carros. Somente o tempo dirá.

Foto: https://turo.com/adventures

There is one comment

  1. Pedro Botafogo

    Os preços são altos pra uma trip longa. Nos EUA se compra carro usado barato. Só organizar bem e viajar. Na volta, vende o carro e segue a vida. Mesma coisa na Nova Zelândia, onde viajar de carro é, praticamente, a unica forma de conhecer o pais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.