Conheça Laura Rogora que com 14 anos se consagra como a menina mais nova a encadenar um 11c

A jovem italiana Laura Rogora está assombrando toda a comunidade italiana. Atualmente detém os títulos de campeão italiana de escalada, tanto em boulder como em vias guiadas.

Na websérie Italian File, todos os holofotes se voltam para Rogora, que mostra como é seu treinamento e o dia-a-dia de atleta.

Mas não apenas nas paredes de ginásios de escalada Laura assombra, pois recentemente a italiana, que mora na capital do país, tornou-se a menina mais jovem do mundo, e a segunda pessoa mais jovem da história, a encadenar uma via de graduação 9a francês.

Foto: Stefano Michelin

Foto: Stefano Michelin

A via batizada de Grandi Gesti possui 40 metros de extensão e está localizado em Sperlonga na Itália.

Sperlonga é uma vila italiana, localizada na região do Lácio com cerca de 3.000 habitantes, e possui próximo de 296 vias de escalada que variam 4 to 8c+ na graduação francesa. A rocha do lugar é a calcária.

A ascensão histórica foi realizada em 28 de fevereiro desde ano.

A primeira mulher a encadenar um 9a Francês foi a mítica Josune Bereziartu em 2002, na via Bain de Sang, localizada em Saint Loup na Suíça.

A performance de Laura Rogora não foi por acaso, pois em dezembro de 2014, com apenas 13 anos de idade, encadenou seu primeiro 8b+ francês (10c na graduação brasileira). Quatro meses depois mostrou novamente seu talento para encadenar outras vias, mas com graduação em 8C e 8C+ francês.

Junto com dois fenômenos da escalada, a eslovena Mia Krampl e  a americana Ashima Shiraishi, Laura Rogora se consolida cada dia como um dos grandes nomes da escalada mundial.

Parceria Revista Blog de Escalada e EpicTV

A Revista Blog de Escalada e a EpicTV possuem uma parceria inédita e exclusiva no Brasil para a divulgação do conteúdo disponibilizado em webséries e filmes.

Para assistir mais webséries do EpicTV acompanhe abaixo em player exclusivo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.