Conheça as regras gerais de segurança para atividades de montanha sugeridas pelo UIAA

A União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA – Union Internationale des Associations d’Alpinisme), é a organização que representa interesses de montanhistas ao redor de todo o mundo. A entidade foi fundada 1932 na cidade francesa de Chamonix e agrega 88 associações de 76 países diferentes.

A UIAA possui sede na cidade suíça de Berna e é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como a entidade máxima a nível global quanto ao alpinismo. A entidade desempenha um papel importantíssimo na regulação de segurança de equipamentos de montanha estabelecendo padrões de testes, materiais e processos construtivos.

A certificação UIAA de um equipamento de escalada é praticamente obrigatória para uma marca pleitear excelência em seus produtos. A própria entidade demonstra sempre que possível estar preocupada com o meio ambiente e com a prática sustentável das atividades de montanha. Por isso a UIAA divulgou algumas sugestões de regras a seguir para pessoas com pouca ou nenhuma experiência em montanha.

O objetivo das regras é bastante explícito: evitar acidentes por imprudência e imperícia do praticante.

Antes de ir à montanha

1 – Adapte seus objetivos ao nível de atividade ao seu estado de saúde e preparo físico atual. Seja honesto consigo mesmo.

2 – Deve-se tratar adequadamente todas as enfermidades crônicas. Garanta que esteja carregando os medicamentos suficientes e adequados que tome habitualmente para serem consumidos por toda a expedição. Preferencialmente leve quantidade a mais separadamente como um backup destes, no caso de haver alguma perda.

3 – Se possui alguma suspeita de qualquer aspecto de sua saúde, procure um médico.

4 – Leve todo o equipamento médico pessoal que necessitar e, obviamente, procure saber usá-lo antes de sair para a montanha. Organize sua viagem e, se possível, contrate um seguro médico para as atividade que irá realizar.

Antes de começar a atividade (trekking ou escalada)

1 – Procure saber a previsão do tempo. Busque conselhos e informações a respeito do trajeto de trekking ou da via de escalada. Adapte seu caminho às condições climáticas existentes e aos prazos de tempo. Antes de sair procure registrar-se em algum lugar descrevendo a sua atividade em algum lugar: entrada do parque, site clube de escalada, perfil em rede social, etc.

2 – Nunca esqueça de levar comida e bebidas suficientes, além de

  • Vestir roupa adequada
  • Carregar equipamento básico para situações de emergência
  • Ter sempre à mão uma bolsa de primeiros socorros
  • Óculos de sol
  • Gorro ou boné

3 – Ter à mão os telefones dos serviços de resgates locais de onde quer que esteja. Ao chegar em um lugar fora de seu país, procure anotá-los.

Durante a atividade

Foto: http://www.easyhiker.co.uk/

1 – Procure aquecer-se adequadamente. Preferencialmente caminhe lentamente nos primeiros 20 minutos de caminhada para permitir que o corpo se adapte progressivamente.

2 – Descanse, coma e beba a cada 2 a 3 horas sempre que possível. Procure comer comer pouco e beber muita água mesmo que não tenha sede. Consuma uma dieta rica em carboidratos. Não consuma álcool até que tenha terminado sua atividade de montanha.

3 – Crianças e pessoas de terceira idade tem menos reservas físicas que adultos. Por isso necessitam descansar, comer e beber com mais frequência.

4 – Se for iniciante: Acima dos 2.500-3.000 metros, se o terreno permitir, não suba de altitude mais de 300-500 por dia. É recomendavel também ficar uma noite extra na mesma altitude a cada três dias de descida da montanha. Se for possível procure não dormir no ponto mais alto alcançado durante o dia. 

Se ocorrer um contratempo

Foto: http://knowi.es/

1 – No caso das condições meteorológicas ficarem ruins deve descer dos cumes ou arestas. Caso esteja em uma via ferrata, abandone. No caso de uma tempestade fique longe de árvores altas e postes elétricos. Não fique em pequenas covas ou embaixo de saliências rochosas.

2 – Não deixe sozinhas pessoas feridas ou doentes. No caso de um acidente em outro país deixe sempre com o acidentado alguém que fale o idioma local. Deve-se administrar o tratamento necessário, protegendo a vítima do frio e, caso seja necessário, pedir socorro.

3 – Se alguém não se sentir bem em algum ponto do percurso, é necessário avaliar o mais rápido possível se é necessário o descenso e como ele será realizado. Se alguém sentir o mal de altura, deve-se procurar identificar os sintomas típicos antes de outra avaliação. Caso esteja passando mal não siga o percurso, isso fará seu estado piorar, portanto volte imediatamente.

Mais informações: http://www.theuiaa.org/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.