Conheça as 7 regras fundamentais para uma viagem de carro para escalar bem sucedida

Grande parte dos escaladores tem a necessidade de viajar para vários lugares para que, desta maneira, tenha sua técnica e forças na escalada lapidadas.

Escalador que se propõe a ficar sempre no mesmo lugar, e escalar as mesmas vias, tornar-se um praticante de horizonte limitado.

Quando chega o momento de viajar, para o exterior ou pelo interior do país, há muitas vezes o aparecimento de “problemas” que podem até mesmo cancelar a viagem.

Por ter de tratar com pessoas, que sempre estão suscetíveis a “pisar na bola” com você, jogando todo um planejamento de dias, semanas ou meses pelo ralo.

Portanto abaixo vão algumas dicas fundamentais para que se evite contratempos, e assim evite ter de passar o final de semana em casa.

Previsão do Tempo

tempestade-na-montanha-1

Antes de sair convidando todos para viajar para local “x”, ou “y”, verifique como anda a previsão do tempo.

Portanto quando for planejar chover sempre verifique :

  • Se vai chover, quantos milímetros ?
  • Como está o tempo nas cidades em volta.
  • Como foram os dias anteriores e serão os posteriores dos dias desejados
  • Verifique como está a foto do satélite. A imagem do satélite pode dizer muito mais que uma previsão em palavras.
  • Verifique mais de um site. Quanto mais sites especializados em meteorologia forem consultados melhor. Não deixe para confiar no “chiquinho da esquina de São João”, especialmente se não for para lá. Confie em quem vive no local para olhar pela janela, mas não deixe de verificar também as previsões do tempo.

Procure pessoas de palavra

Foto : http://travelgames.com.au/

Foto : http://travelgames.com.au/

Sempre procure combinar com pessoas que sejam bons companheiros de viagem, e que tenha histórico de não desmarcarem em cima da hora. Lembre-se que bons amigos, e bons companheiros de escalada são duas coisas muito diferentes.

Se alguém quiser combinar de viajar com você, deixe bem claro que ela está assumindo um compromisso e não apenas combinando por combinar por medo de ser antipática.

Isso porque outras pessoas deixarão de ser convidadas por causa deste “aceite”.

Não poupe avisos, ou adjetivos, no momento de avisar para que o convidado se conscientize de que há também um grupo de pessoas que querem se divertir.

Levar um “sem-noção”, que quer fazer coisas diferentes de todos, ou que queira aparecer mais do que deve, é certeza de viagem ruim.

Deixe claro que que é importante lembrar que :  respeitando tudo, e a todos que fazem parte da viagem, é a premissa de qualquer cidadão exemplar, não somente de um viajante.

Planejamento

Foto : http://www.nbrhd.net/

Foto : http://www.nbrhd.net/

Ao viajar, planeje, mesmo que superficialmente, o que irá ser feito. Assim já saberá avisar os horários que cada um do grupo irá respeitar. Nada combinado sai caro.

Ter um planejamento do que vai ser feito serve pelo menos para que o convite seja bem específico.

Não leve, por exemplo, alguém que não escala para um viagem de escalada, ou levar um iniciante para um lugar que somente tem graus elevados, ou quem está tendo primeiro contato com a rocha para fazer boulder de graduação alta.

Levar várias pessoas que não tem muito a ver com o programa que você quer fazer apenas, apenas para ter o número de viajantes no carro, é falta de inteligência (e de caráter).

Se um dos convidados adora ficar discutindo política, qualquer que seja o lado defendido por ela, opte por deixar ela em casa panfletando na cidade.

Nada tira o tesão de uma viagem do que um ativista político que quer enfiar goela abaixo suas opiniões politico-partidárias.

Foco 

Foto : http://www.becombi.com/

Foto : http://www.becombi.com/

Em viagens curtas, não misture turismo e escalada.

Uma coisa pode ser feita em um dia, e a outra em outro. Não fique querendo encaixar baladas em finais de dias de escalada, nem fique querendo conhecer uma cachoeira e depois ir escalar uma via de várias cordadas.

Parece óbvio dizer isso, mas os dias tem 24 horas e, por estarmos em um país tropical, são 12 horas de sol para ser mais exato.

Não é possível abraçar o mundo com as pernas. Portanto se você está indo a uma viagem de turismo com varias pessoas, não fique pensando em escalar. E vice versa.

Horário

Foto : http://www.dw.com/

Foto : http://www.dw.com/

Combine o horário corretamente com o grupo que vai viajar.

Atraso de 10 minutos é aceitável, mas de 1 hora não, por isso deixe claro para a pessoa que horários devem ser respeitados.

Quem não tem costume de assumir compromisso com nada, não vai honrar nenhum de viajar com você, ou com qualquer pessoa.

Marque o horário de ida, e volta. Quando o grupo chegar a um consenso é porque o horário está dentro do razoável para todos.

Combine também o local de encontro e assim por diante.

Quem não concordar com os horários, ou colocar muitas barreiras, opte por não combinar de viajar.

O tamanho do seu respeito pelas pessoas as quais você viaja, é mostrado, e muito, por sua pontualidade.

Logística

Foto : http://data.whicdn.com/

Foto : http://data.whicdn.com/

Não leve seu terno, ou vestido de gala, para uma viagem de escalada.

Na sua mala, pense MUITO no que levar.

Coloque aquilo que for estritamente necessário na sua cama, e leve metade daquilo que colocar lá.

Nunca, sob qualquer hipótese, leve malinhas de rodinhas para uma viagem de escalada, mesmo que sair direto do trabalho. Deixe para usar a sua mala de rodinhas quando for para Miami comprar equipamentos de escalada.

Procure colocar tudo o que separar na sua mochila, e não fique levando roupas nem fora das mochilas nem sacolinhas de coisas inúteis, como uma jaca por exemplo, que irão somente fazer peso.

Não fique parando a todo momento. Controle também seu impulso de gastar nas paradas, e nas padarias, durante toda a viagem.

Você está indo escalar, e viajando para isso, portanto para atos de compras de cocares de índio, jacas, melancias, potes de doces, etc, deixe para uma viagem com a família ou quando fizer sozinho.

Lembre sempre de que existem outras pessoas no carro que também vão querer usar o mesmo espaço no porta-malas que você está planejando lotar.

Achar que pode passar pelo direito das pessoas é deselegante, isso para dizer o mínimo.

Disciplina

Foto : http://www.demainjechange.com/

Foto : http://www.demainjechange.com/

Se necessitar dar uma bronca em alguém que está acostumado a não respeitar ninguém, não deixe de fazer.

Portanto não tenha medo de ser chato ao perguntar todas estas coisas a quem lhe convidar para viajar. Viajar é muito gostoso, e muito bom.

Supostamente deve lhe dar um descanso merecido ao seu cérebro.

Não se divertir somente porque está indo com pessoas “oba oba”, mimadas e que não tem compromisso com nada, a não ser ele mesmo, é inadmissível.

Pode parecer duro afirmar isso mas tudo em uma viagem custa dinheiro, e se alguém acha que dinheiro nasce em árvore deve ficar em casa meditando sobre isso, e não viajar com outras pessoas.

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.