Confira os detalhes do IV Desafio Serra Fina 24 horas 2015

A Serra Fina faz parte da Serra da Mantiqueira, amplamente reconhecida como uma das mais importantes cadeias montanhosas existentes no Brasil.

Situando-se quase que sua quase totalidade na divisa dos estados de Minas Gerais (Passa Quatro e Itanhandu) e São Paulo (Lavrinhas e Queluz) e sua extremidade leste também alcança o estado do Rio de Janeiro (Resende).

Irá acontecer no local, organizado pelo Clube Alpino Paulista o “Desafio Serra Fina” evento que se tornou tradicional devido à sua popularidade com a comunidade de praticantes do estado de São Paulo.

O CAP (Clube Alpino Paulista) foram anunciado os detalhes para a 4º edição do Desafio Serra Fina, que deve ser realizado em 24 horas.

História

A primeira edição do Desafio foi realizado em 2012, com o objetivo de criar um evento integrador e motivador dentro das características do montanhismo associando algumas habilidades como navegação, pernoite, escolha de equipamento adequados dando margem à prática do estilo “Light and Fast”(Rápido e Leve).

Pela sua distância, altimetria, exigência física e sem falar da navegação que pode se complicar pelas nuvens que rapidamente podem baixar e comprometer a visibilidade encobrindo as referências da região ou pela vegetação que se fecham rapidamente encobrindo a trilha.

A proposta não é realizar uma prova competitiva, nem de ranqueamento entre duplas, e sim para que seja ao mesmo tempo um desafio pessoal e chance de proporcionar alguns valores como: superação e companheirismo.

A prova foi dimensionada numa proporção comedida, (máximo 50 pessoas entre atletas, staffs e cobertura de mídia), prezando pela segurança e para minimizar o impacto ambiental.

Todo o lixo inclusive dejetos gerados no percurso serão trazidos pelos participantes e recolhidos na chegada.

desafio serra fina

Objetivo

Percorrer em duplas e concluir a clássica travessia da Serra Fina em dois dias no tempo máximo de doze horas de caminhada por dia. Da fazenda (um pouco antes da Toca do Lobo) ao Hotel São Gotardo, na Garganta do Registro (Entrada para Itatiaia), com acampamento na base leste da Pedra da Mina (Vale do Ruah).

Programação

  • Sexta feira 11/09

Pernoite na Pousada Recanto dos Pinheiros em Passa Quatro localizado na Estrada Caxambu s/n, Bairro Caxambu – Passa Quatro – MG Tel: 35 3371-1066

  • Sábado 12/09

04:00: alvorada / café da manhã

04:30: Ponto de encontro (vans) (frente à Pousada Recanto dos Pinheiros)

04:45: Transporte da Pousada até a Largada. Saída

06:00: Largada na Fazenda próximo à Toca do Lobo

18:00: Horário limite para chegar ao “Acampamento Base”- Vale do Ruah (logo após a Pedra da Mina). As duplas que ultrapassarem esse horário ou forem avaliados em condições comprometidas para continuarem na travessia, poderão por segurança, serem vetados de prosseguirem pela trilha do Desafio no 2° dia. Assim, descerão no domingo pela trilha de escape, da Pedra da Mina pelo Paiolinho.

  • Domingo 13/09

04:00 – Alvorada / café da manhã

05:00 – Largada “Acampamento Base” Ruah

17:00 – Horário limite de chegada (Hotel São Gotardo – Garganta do Registro) no domingo para completar o Desafio.

O transporte de retorno para Passa Quatro, Pousada Recanto dos Pinheiros, se iniciará conforme completarem a lotação de cada veículo.

Equipamentos Obrigatórios

  • Lanterna (c/ pilhas sobressalentes)
  • manta térmica
  • celular (bateria carregada)
  • equipamento para pernoite (isolante e saco de dormir – pelo menos 0°C conforto)
  • vestuário adequado (anorack e fleece)
  • kit prato/talheres
  • lanche de trilha e água (mínimo de 04 litros por atleta)

Equipamentos Obrigatórios por Dupla

  • Barraca ou sacos para bivak
  • Bússola
  • Fogareiro.

Informações Complementares

  • É recomendavel que pelo menos um dos integrantes já tenha feito a travessia e que pelo menos um conheça técnicas de navegação e leitura de mapas.
  • Os integrantes da dupla deverão caminhar juntos, até mesmo pela segurança. Será considerado como etapa concluída, a chegada do segundo atleta da dupla nos pontos finais de cada dia.
  • Disponibilidade de água: 1ª- Toca do Lobo (inicio da Trilha), 2ª- Base da Pedra da Mina (antes da subida ao topo), 3ª- No acampamento Base – Vale do Ruah. Importante: Informações sobre outros pontos de água podem não ser seguras pois não são permanentes. Ou seja, secam em determinadas épocas do ano.
  • A estrutura da prova conta com equipe de apoio no acampamento (Ruah).
  • Haverá uma reunião preparatória com todos os participantes, na sede do CAP, no dia 02 de setembro, das 20:30 às 21:30.
  • -Confraternização pós-Desafio – dia 16 de setembro, das 20:00 às 22:00 na sede do CAP.

Número de Vagas 

  • -14 vagas (duplas) p/ desafiantes pagantes (sócios do CAP e não sócios CAP)

Custo

  • R$ 360,00 (por atleta) para sócios do CAP
  • R$ 390,00 (por atleta) para não sócios.

O que está incluso

-Kit Desafio – oferecido pelo CAP, BIVAK,CURTLO,LIOFOODS, SUUM e HOTEL SÃO GOTARDO e BANANINHAS PARAIBUNA: Camiseta CURTLO personalizada do evento, kit jantar liofilizado da LIOFOODS, hidratação balanceada de sais da SUUM, mapa topográfico, sacos para retorno do lixo gerado, número de identificação e kit Sanitário.

O Kit Desafio deverá ser retirado na loja BIVAK ou alternativamente no dia 11/Set à noite na Pousada Recanto dos Pinheiros.

– Um pernoite em quarto coletivo na Pousada Recanto do Pinheiros da sexta-feira (11 à 12/Set) com café da manhã, banho no retorno de domingo (num alojamento a ser indicado) e estacionamento do veículo até domingo.

– Transporte de Passa Quatro (Pousada) / Toca do Lobo e Garganta do Registro (Hotel São Gotardo) / Passa Quatro (Pousada).

– Eventual resgate (transporte) do bairro Paiolinho para Passa Quatro.

– Certificado de participação do Desafio.

– Confraternização pós Desafio

Local de inscrições

– Clube Alpino Paulista – Rua Gomes de Carvalho, nº823 – Vila Olímpia – às quartas-feiras das 20h às 22h, com Debora.

E-mail: [email protected]

Informações: (11) 2308-6995 com Yoiti (Bivak)

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.